Juros atuariais do PREVI Futuro passam para 5%a.a.

07.01.2013

Entrou em vigor no dia 2 de janeiro deste ano, a nova taxa de juros atuariais do Plano PREVI Futuro. Motivada pela redução de juros da economia brasileira, a alteração da taxa de 5,5% para 5% foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em 14/12. Entenda os impactos da redução da taxa O benefício a ser pago […]

Entrou em vigor no dia 2 de janeiro deste ano, a nova taxa de juros atuariais do Plano PREVI Futuro. Motivada pela redução de juros da economia brasileira, a alteração da taxa de 5,5% para 5% foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em 14/12.

Entenda os impactos da redução da taxa

O benefício a ser pago futuramente ao participante do PREVI Futuro é construído com base em três pilares: o tempo de contribuição para o plano, os níveis de contribuição e a expectativa de retorno dos investimentos. A alteração da taxa de juros atuariais envolve esse último item.

Como a economia do País passou a trabalhar com juros mais baixos, a expectativa de remuneração dos investimentos precisa ser adequada a metas realistas. Dessa forma, a Política de Investimentos de cada plano de benefícios considera a meta de juros atuariais e os três pilares mencionados na construção da macroalocação dos recursos de cada plano.

Benefícios futuros

Nos planos Contribuição Variável (CV), como é o caso do PREVI Futuro, taxas menores provocam queda nos benefícios programados quando de seu cálculo, devido ao menor retorno projetado. Dessa forma, a redução da taxa atuarial do PREVI Futuro de 5,5%a.a. para 5%a.a. reduz também a projeção do benefício futuro da Parte II do Plano e impacta diretamente os benefícios calculados a partir de janeiro de 2013.

Simule seu benefício

No Autoatendimento do site PREVI, está disponível o Simulador de Renda do PREVI Futuro. A partir de 2/1/2013, o simulador utilizará a nova taxa atuarial de 5%a.a. nas projeções dos cálculos do benefício futuro.

Redução da taxa atuarial impacta empréstimos e financiamentos

As operações, que já praticavam as menores taxas do mercado, ficam mais baratas para o participante.

Com a aprovação da redução da taxa de juros atuariais do Plano PREVI Futuro de 5,5% para 5% ao ano, as operações de Empréstimo Simples e de Financiamento Imobiliário contratadas pelos participantes do Plano PREVI Futuro passam a ter novas taxas a partir de 2/1.

Os sistemas estão sendo ajustados para contemplar as alterações e processar eventuais acertos nos saldos devedores.

Fonte: Previ

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados