Lideranças da Feeb SP/MS participam do 50 º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais

27.03.2023

Evento fortaleceu o discurso dos trabalhadores e promoveu a união das categorias Lideranças sindicais de treze Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram do 50º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Bancários, Securitários e Trabalhadores em Cooperativas de Crédito. O evento […]

Evento fortaleceu o discurso dos trabalhadores e promoveu a união das categorias

Lideranças sindicais de treze Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram do 50º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Bancários, Securitários e Trabalhadores em Cooperativas de Crédito. O evento aconteceu de forma presencial, em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 23 e 24 de março e contou com 450 participantes.

A Feeb SP/MS foi representada pelo presidente David Zaia e por dirigentes dos sindicatos dos bancários de Araçatuba, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tupã e Votuporanga.

A programação incluiu temas diversificados e presentes nas Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho 2022/2024, entre eles, o combate às demissões, a defesa por melhores condições de trabalho e melhores condições de vida da categoria. A programação contou com um momento especial voltado para o fortalecimento da mulher, com a palestra “Diário da Vida”, protagonizada pela representante da Contec Mulher, Ana Paula Guedes.

O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, destacou a importância do reencontro de forma presencial. “É um momento de grande relevância para o movimento sindical. É nele que nos fortalecemos, aparamos arestas e alinhamos os encaminhamentos para as negociações, no diálogo construtivo em defesa dos trabalhadores. Considero fundamental a retomada do encontro presencial. Necessitamos desta troca de ideias e do contato olho no olho”, ponderou.

Reforma Sindical

A reforma do movimento sindical também foi pauta da programação. O presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, representou a União Geral dos Trabalhadores Nacional (UGT) e discorreu sobre o assunto ao lado dos demais convidados, Moacyr Roberto, Presidente da Nova Central, Antônio Neto, Presidente da CSB Central de Sindicatos do Brasil e   Luís Gustavo,  Presidente UGT PE. Durante as falas foram apresentados pontos comuns e divergentes, entre  o estudo alternativo das Centrais e o PL 5552/2019, elaborado pelas Confederações de Trabalhadores e apresentado pelo Deputado Lincoln Portela (PL MG).

“É sempre importante participar e promover esse processo de discussão dos caminhos do movimento sindical. Estamos em um momento ideal para a abordagem, tendo em vista um novo governo, disposto a dialogar assuntos essenciais para a categoria, como a nossa organização e o nosso futuro. Para isso é fundamental todo o esforço para a unidade do movimento sindical, em torno de mudanças que consideramos importantes”, destaca David Zaia, presidente da Feeb SP/MS e vice-presidente da UGT Nacional.

A construção de um documento unitário, que leve em consideração as discussões da categoria e caminhe para a unidade do movimento sindical foi aprovada pelos presentes.

Saiba mais: www.contec.org.br

Galeria de fotos, aqui.

(Fotógrafos: João Cavalcante e Letícia Lima)

Veja aqui a transmissão, aqui.

Com informações: Contec

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados