
Evento fortaleceu o discurso dos trabalhadores e promoveu a união das categorias
Lideranças sindicais de treze Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram do 50º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Bancários, Securitários e Trabalhadores em Cooperativas de Crédito. O evento aconteceu de forma presencial, em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 23 e 24 de março e contou com 450 participantes.
A Feeb SP/MS foi representada pelo presidente David Zaia e por dirigentes dos sindicatos dos bancários de Araçatuba, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tupã e Votuporanga.
A programação incluiu temas diversificados e presentes nas Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho 2022/2024, entre eles, o combate às demissões, a defesa por melhores condições de trabalho e melhores condições de vida da categoria. A programação contou com um momento especial voltado para o fortalecimento da mulher, com a palestra “Diário da Vida”, protagonizada pela representante da Contec Mulher, Ana Paula Guedes.
O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, destacou a importância do reencontro de forma presencial. “É um momento de grande relevância para o movimento sindical. É nele que nos fortalecemos, aparamos arestas e alinhamos os encaminhamentos para as negociações, no diálogo construtivo em defesa dos trabalhadores. Considero fundamental a retomada do encontro presencial. Necessitamos desta troca de ideias e do contato olho no olho”, ponderou.
Reforma Sindical
A reforma do movimento sindical também foi pauta da programação. O presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, representou a União Geral dos Trabalhadores Nacional (UGT) e discorreu sobre o assunto ao lado dos demais convidados, Moacyr Roberto, Presidente da Nova Central, Antônio Neto, Presidente da CSB Central de Sindicatos do Brasil e Luís Gustavo, Presidente UGT PE. Durante as falas foram apresentados pontos comuns e divergentes, entre o estudo alternativo das Centrais e o PL 5552/2019, elaborado pelas Confederações de Trabalhadores e apresentado pelo Deputado Lincoln Portela (PL MG).
“É sempre importante participar e promover esse processo de discussão dos caminhos do movimento sindical. Estamos em um momento ideal para a abordagem, tendo em vista um novo governo, disposto a dialogar assuntos essenciais para a categoria, como a nossa organização e o nosso futuro. Para isso é fundamental todo o esforço para a unidade do movimento sindical, em torno de mudanças que consideramos importantes”, destaca David Zaia, presidente da Feeb SP/MS e vice-presidente da UGT Nacional.
A construção de um documento unitário, que leve em consideração as discussões da categoria e caminhe para a unidade do movimento sindical foi aprovada pelos presentes.
Saiba mais: www.contec.org.br
Galeria de fotos, aqui.
(Fotógrafos: João Cavalcante e Letícia Lima)
Veja aqui a transmissão, aqui.
Com informações: Contec
Notícias Relacionadas
Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia maisTRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ
Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]
Leia maisComando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde
Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]
Leia mais