
Representantes dos trabalhadores também lançarão campanha de combate à discriminação que ocorrerá nos meses de outubro (preconceito contra LGBT), novembro (preconceito contra a mulher) e dezembro (racial e PcD); próxima reunião da mesa ocorre em novembro, ainda sem data definida
A reunião da Comissão bipartite, que reuniu representantes dos trabalhadores bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para tratar sobre o tema Igualdade de Oportunidades, realizada na sede da Fenaban em São Paulo, terminou com avanços na tarde desta terça-feira (19).
A Fenaban concordou com a elaboração e apresentação de uma proposta de programa de promoção da diversidade pelo movimento sindical, para posteriormente ser avaliada e discutida com as instituições financeiras.
“No nosso ponto de vista houve um pequeno avanço, pois a mesa vinha nos frustrando sistematicamente, já que cada solicitação da nossa parte levava cerca de dois meses para ser atendida”, diz Angela Ulices Savian, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB/SP-MS), que representou a entidade na mesa. Angela continua:
“Consideramos um avanço termos recebido resposta positiva para a formulação de um programa de promoção da diversidade, medida importante e necessária nesse momento que estamos vivendo, com tanta intolerância. A perspectiva é apresentarmos esse programa que será elaborado e quem sabe conseguirmos estabelecer uma parceria com a Fenaban para trabalharmos a diversidade”, avaliou.
Durante a reunião a Federação dos Bancos também apresentou as ações realizadas pelas instituições financeiras para promoção da diversidade, porém, não entregou o número de PCDs existentes na categoria, solicitação feita na última reunião da mesa, em julho deste ano. As informações apresentadas pela entidade evidenciaram também que não houve avanços, por exemplo, na contratação de negros, cujos dados ficaram estabilizados em 25%.
O movimento sindical propôs ainda, a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a igualdade de oportunidades para LGBTs e PcDs e uma campanha de combate à discriminação. As propostas foram recusadas pela Federação dos Bancos e os representantes dos trabalhadores, no entanto, irão realizar a campanha, da mesma forma, sem a participação da Fenaban.
Campanha de combate à discriminação
A campanha contra a discriminação terá como foco a categoria bancária e a sociedade e será lançada entre os dias 02 e 04 de outubro, com o mote: “Não precisa ser para sentir”.
No mês de outubro o tema a ser trabalhado será a discriminação contra o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, cujo significado abrange também Transexuais e Transgêneros), em novembro, o preconceito contra a mulher e em dezembro: racial e contra PcD (Pessoa com Deficiência). Serão produzidos cartilhas informativas, cartazes, adesivos, entre outros materiais.
Próxima reunião
A próxima reunião da mesa de Igualdade de Oportunidades será em novembro, porém, ainda sem data definida.
Notícias Relacionadas
Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
Passa de 19 para 50 o número de escritórios e de 12 para 25 o de superintendências com a combinação do trabalho presencial com o remoto Em reunião na tarde desta terça-feira (8), o Banco do Brasil anunciou à Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB) a ampliação do número de escritórios e de […]
Leia maisFeeb SP/MS denuncia demissões em massa e fechamento de agências no Dia Nacional de Luta no Itaú
Mobilizações ocorrem em agências de todo o país e também pelas redes sociais A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se soma à mobilização nacional desta terça-feira, 8 de julho, no Dia de Luta no Itaú, em protesto contra as demissões em massa, […]
Leia maisSuperCaixa, problemas no VPN e Vacina são pauta em reunião com a Caixa
Representantes das empregadas e empregados questionaram o banco sobre recentes problemas no acesso remoto, que impossibilitam o home office, e o “SuperCaixa”. Mesa também tratou sobre o Programa CaixaVerso, Saúde Caixa e outras pautas pendentes. O novo programa “SuperCaixa”, que acabou de ser anunciado pelo banco aos empregados, está dando o que falar nas unidades […]
Leia mais