
Representantes dos trabalhadores também lançarão campanha de combate à discriminação que ocorrerá nos meses de outubro (preconceito contra LGBT), novembro (preconceito contra a mulher) e dezembro (racial e PcD); próxima reunião da mesa ocorre em novembro, ainda sem data definida
A reunião da Comissão bipartite, que reuniu representantes dos trabalhadores bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para tratar sobre o tema Igualdade de Oportunidades, realizada na sede da Fenaban em São Paulo, terminou com avanços na tarde desta terça-feira (19).
A Fenaban concordou com a elaboração e apresentação de uma proposta de programa de promoção da diversidade pelo movimento sindical, para posteriormente ser avaliada e discutida com as instituições financeiras.
“No nosso ponto de vista houve um pequeno avanço, pois a mesa vinha nos frustrando sistematicamente, já que cada solicitação da nossa parte levava cerca de dois meses para ser atendida”, diz Angela Ulices Savian, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB/SP-MS), que representou a entidade na mesa. Angela continua:
“Consideramos um avanço termos recebido resposta positiva para a formulação de um programa de promoção da diversidade, medida importante e necessária nesse momento que estamos vivendo, com tanta intolerância. A perspectiva é apresentarmos esse programa que será elaborado e quem sabe conseguirmos estabelecer uma parceria com a Fenaban para trabalharmos a diversidade”, avaliou.
Durante a reunião a Federação dos Bancos também apresentou as ações realizadas pelas instituições financeiras para promoção da diversidade, porém, não entregou o número de PCDs existentes na categoria, solicitação feita na última reunião da mesa, em julho deste ano. As informações apresentadas pela entidade evidenciaram também que não houve avanços, por exemplo, na contratação de negros, cujos dados ficaram estabilizados em 25%.
O movimento sindical propôs ainda, a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a igualdade de oportunidades para LGBTs e PcDs e uma campanha de combate à discriminação. As propostas foram recusadas pela Federação dos Bancos e os representantes dos trabalhadores, no entanto, irão realizar a campanha, da mesma forma, sem a participação da Fenaban.
Campanha de combate à discriminação
A campanha contra a discriminação terá como foco a categoria bancária e a sociedade e será lançada entre os dias 02 e 04 de outubro, com o mote: “Não precisa ser para sentir”.
No mês de outubro o tema a ser trabalhado será a discriminação contra o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, cujo significado abrange também Transexuais e Transgêneros), em novembro, o preconceito contra a mulher e em dezembro: racial e contra PcD (Pessoa com Deficiência). Serão produzidos cartilhas informativas, cartazes, adesivos, entre outros materiais.
Próxima reunião
A próxima reunião da mesa de Igualdade de Oportunidades será em novembro, porém, ainda sem data definida.
Notícias Relacionadas
Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia maisTRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ
Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]
Leia maisComando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde
Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]
Leia mais