Mesa sobre reestruturação no BB tem resposta a questionamentos, mas poucos avanços

29.03.2017

Audiência com Ministério Público do Trabalho também sobre reestruturação está marcada para o próximo dia 02 de maio A Comissão de Empresa do Banco do Brasil (CEBB) e representantes do banco se reuniram nesta quarta-feira (29), em Brasília para nova rodada de negociação sobre a reestruturação em curso na instituição financeira. Gratificação de caixa Com […]

Audiência com Ministério Público do Trabalho também sobre reestruturação está marcada para o próximo dia 02 de maio

A Comissão de Empresa do Banco do Brasil (CEBB) e representantes do banco se reuniram nesta quarta-feira (29), em Brasília para nova rodada de negociação sobre a reestruturação em curso na instituição financeira.

Gratificação de caixa

Com relação à gratificação de caixa, o banco informou que houve problema no pagamento de funcionários em VCP (Verba de Caráter pessoal), porém a situação será normalizada e aqueles que ainda não receberam, irão receber no próximo pagamento.

Ainda de acordo com o banco, 560 caixas foram nomeados, em atendimento à cobrança dos sindicatos, que argumentaram que muitas agências haviam ficado com um único funcionário nessa função. A reivindicação da CEEB era de que houvesse nomeação de novos funcionários, principalmente, daqueles cujas gratificações foram retiradas ou que atuavam como substitutos há mais de 90 dias. A expectativa, de acordo com representantes do BB é também de que haja mais nomeações.

Adiantamento salarial

Anunciado na última reunião de negociação, a modalidade criada dentro do Programa de Assistência Social (PAS) da instituição para atender os funcionários descomissionados e que permite ao trabalhador solicitar adiantamento de até 5 salários para pagamento em até 24 vezes sem juros, chama-se “adiantamento salarial por eventos extraordinários” e é o nome pelo qual os funcionários em VCP deverão procurar para fazer a solicitação do benefício. Para mais informações, deverão consultar a Gepes local.

Os sindicatos também solicitaram ao banco a ampliação do prazo para pagamento do adiantamento, para que os funcionários em VCP, que contam com salários reduzidos possam pagar o empréstimo com tranquilidade.

Na avaliação de Carminha Peggau, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na CEBB, houve muito pouco progresso na mesa. Representantes do banco trouxeram algumas respostas levantadas nas negociações anteriores, mas não houve evolução nos acertos.

“Nessa rodada de negociação foram passados alguns dados que pedimos. Porém ainda ficaram grandes questionamentos sem resposta, como organograma e cronograma de implantação de Escritórios de Negócios e PSOs. Nada de novo foi apresentado que possa amenizar o problema dos funcionários em VCP (sem realocação)”, analisa.

Próxima reunião ainda não tem data para ocorrer, porém, está marcada para o dia 02/05, nova audiência com o Ministério Público do Trabalho também para tratar da reestruturação no banco.

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados