Minuta de reivindicações é aprovada durante 22ª Conferência Nacional

19.07.2020

Principais aprovações incluem reivindicação do reajuste de 5% de aumento real (inflação + 5%), regularização do teletrabalho e revisão de metas abusivas A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul participou na última sexta (17) e sábado (18), da 22ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada pela […]

Principais aprovações incluem reivindicação do reajuste de 5% de aumento real (inflação + 5%), regularização do teletrabalho e revisão de metas abusivas

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul participou na última sexta (17) e sábado (18), da 22ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada pela primeira vez por videoconferência. A programação incluiu uma série de debates, que fortaleceram o plano de lutas da categoria.

“Agradecemos e parabenizamos a todos os sindicatos e seus presidentes pela participação e envio de delegados que contribuíram para a construção da nossa minuta durante as programações da Conferência Interestadual, dos Congressos dos bancos públicos (BB e CEF), do Encontro de bancos privados (Itaú, Bradesco e Santander) e agora, da Conferência Nacional", destaca o presidente da Feeb SP/MS, Jeferson Boava.  

Após a aprovação da minuta, o próximo passo é a realização das assembleias de aprovação agendadas para os próximos dias 20 e 21. Passado esse processo, o documento é direcionado para a Fenaban/Febraban, na próxima quinta-feira, 23. 

Outras aprovações
A programação aprovou a reivindicação de reajuste de inflação mais 5% de aumento real nos salários e todas as cláusulas econômicas. A inclusão na minuta da cláusula que regula o teletrabalho ou home office também foi aprovada. Entre as defesas está a proibição da retirada dos direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco, definindo que estes tenham de realizar suas atividades no próprio local de trabalho, pelo menos, uma vez por semana.

A questão das metas abusivas foi outro assunto defendido e enfatizado pela categoria, que aprovou a proposta para que seja feita uma atualização da cláusula referente à cobrança as metas pelos bancos, uma vez que a luta pela saúde e melhores condições de trabalho é um dos eixos da campanha.

Outros eixos
A campanha terá como prioridade a manutenção dos empregos e dos direitos, a defesa dos bancos públicos e o reajuste do valor da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) pelo mesmo índice da campanha.

Demais cláusulas
As demais cláusulas hoje presentes na CCT foram mantidas na minuta de reivindicações.

Moções
Os delegados também aprovaram cinco moções. Uma em solidariedade às famílias das vítimas do Covid-19; uma contra o racismo estrutural e pelo fim da violência policial; uma de repúdio ao Banco Santander; e uma de apoio ao meio ambiente, aos povos indígenas e aos quilombolas.

Resoluções
Também foram aprovadas três resoluções. Uma em defesa dos bancos públicos; uma para conclamar dirigentes e militantes sindicais a realizar um efetivo engajamento nas eleições 2020 e uma pelo Fora Bolsonaro!

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados