Movimento sindical cobra condições de trabalho durante edição “Desendivida” do Santander

08.02.2023

 O Banco realiza nesta semana mais uma edição do “Desendivida”, com horários estendidos aos funcionários O movimento sindical cobrou do Santander a garantia das condições de saúde e de segurança para os trabalhadores durante a nova edição do “Desendivida”. Sem nenhuma negociação prévia com a representação dos trabalhadores, o Santander encaminhou comunicado institucional aos seus […]

 O Banco realiza nesta semana mais uma edição do “Desendivida”, com horários estendidos aos funcionários

O movimento sindical cobrou do Santander a garantia das condições de saúde e de segurança para os trabalhadores durante a nova edição do “Desendivida”. Sem nenhuma negociação prévia com a representação dos trabalhadores, o Santander encaminhou comunicado institucional aos seus funcionários, na sexta-feira (3), informando sobre a nova edição do programa de negociação de dívidas.

A atividade teve início na última segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (10). Neste período, o horário de trabalho foi estendido e as agências funcionam para atendimento das 9h às 18h.

O movimento sindical cobrou, ainda, que as horas de trabalho sejam devidamente registradas, uma vez que o próprio banco optou pela compensação de horas e não pelo pagamento de horas extras aos trabalhadores. “O ideal é que as horas registradas fossem pagas e não compensadas, mas uma vez imposta pelo banco, a regra deve ser cumprida a fim de que nenhum funcionário seja prejudicado com as decisões tomadas pelo banco sem qualquer negociação”, destaca Patrícia Bassanin, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander.

Para garantir que os funcionários não sejam prejudicados, sindicatos acompanham ao longo da semana o expediente estendido e orienta trabalhadores quanto a possíveis excessos.

Desendivida

O programa foi criado pelo Santander no início de 2022. Na ocasião, o banco tentou abrir as agências aos sábados, o que motivou uma série de ações judiciais, que resultarem em liminares impedindo a abertura das agências.

Procure o Sindicato

Os sindicatos se colocam à disposição dos trabalhadores que verificarem empecilhos na compensação de horas ou situação que venha a prejudicá-los.

Com informações: Contraf Cut, editado por Feeb SP/MS.

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados