Movimento Sindical organiza curso para ramo financeiro

24.08.2021

Curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro” será dividido em seis módulos com início em setembro Bancários terão acesso a partir do próximo mês ao curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro”, organizado pela Contraf/Feeb SP/MS, em parceira com o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e o […]

Curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro” será dividido em seis módulos com início em setembro

Bancários terão acesso a partir do próximo mês ao curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro”, organizado pela Contraf/Feeb SP/MS, em parceira com o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e o Instituto Lula. O curso será dividido em seis módulos com início a partir de 08 de setembro, data da aula inaugural.

“Trata-se de curso de cunho organizativo, por isso é importante que cada entidade sindical inscreva dirigentes responsáveis pela organização do ramo financeiro em suas bases”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

O curso

O curso foi criado com o objetivo de consolidar e aprofundar os conhecimentos acerca das recentes transformações ocorridas nas empresas do ramo financeiro no Brasil, por meio do capitalismo contemporâneo e de seus impactos no mundo do trabalho, na fragmentação do emprego e no sindicalismo bancário.

De acordo com a organização, o curso permitirá ao participante a construção de um diagnóstico, onde será possível formular um plano de ação estratégica a ser desenvolvido posteriormente por cada sindicato e região do país, tendo em vista ações políticas, jurídicas, legislativas, econômicas, formativas e de comunicação que contribuam para a efetiva reformulação do movimento sindical. “A ideia é migrar o sindicalismo por categoria profissional para um sindicalismo que inclua a complexidade do mercado de trabalho atual – o sindicalismo por ramo de atividade e mais especificamente o Ramo Financeiro”, explica Breda.

Programação

A programação inclui aulas com abordagem nas transformações estruturais no capitalismo contemporâneo (neoliberalismo, financeirização, flexibilização trabalhista, inovações tecnológicas) e seus impactos no mundo do trabalho.

Após abordagem geral, a programação terá como foco o universo das empresas financeiras no Brasil com destaque para as principais fontes de transformação, seus reflexos e impactos no emprego e no ramo financeiro.

O curso destacará ainda, as principais tendências observadas no emprego da categoria bancária e de outros segmentos de trabalhadores no ramo: securitários, trabalhadores em cooperativas de crédito, terceirizados, correspondentes bancários, agentes autônomos de investimento e trabalhadores em Fintechs. Por fim, será feita uma discussão de como todas estas transformações afetam a organização sindical e de que forma o debate da organização por ramos pode contribuir para um processo de revitalização do sindicalismo bancário.

Como participar

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de agosto. Para participar cada sindicato deve informar seus participantes por email para o endereço: secretariageral@feeb-spms.org.br. Dados como nome, CPF, RG, email e telefone do sindicato, devem ser enviados até o dia 2 de setembro 2021.

A inscrição do cursista, devidamente preenchida, deverá ser encaminhada, pelo Sindicato ou Federação por meio do link. 

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados