Movimento Sindical organiza curso para ramo financeiro

24.08.2021

Curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro” será dividido em seis módulos com início em setembro Bancários terão acesso a partir do próximo mês ao curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro”, organizado pela Contraf/Feeb SP/MS, em parceira com o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e o […]

Curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro” será dividido em seis módulos com início em setembro

Bancários terão acesso a partir do próximo mês ao curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro”, organizado pela Contraf/Feeb SP/MS, em parceira com o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e o Instituto Lula. O curso será dividido em seis módulos com início a partir de 08 de setembro, data da aula inaugural.

“Trata-se de curso de cunho organizativo, por isso é importante que cada entidade sindical inscreva dirigentes responsáveis pela organização do ramo financeiro em suas bases”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

O curso

O curso foi criado com o objetivo de consolidar e aprofundar os conhecimentos acerca das recentes transformações ocorridas nas empresas do ramo financeiro no Brasil, por meio do capitalismo contemporâneo e de seus impactos no mundo do trabalho, na fragmentação do emprego e no sindicalismo bancário.

De acordo com a organização, o curso permitirá ao participante a construção de um diagnóstico, onde será possível formular um plano de ação estratégica a ser desenvolvido posteriormente por cada sindicato e região do país, tendo em vista ações políticas, jurídicas, legislativas, econômicas, formativas e de comunicação que contribuam para a efetiva reformulação do movimento sindical. “A ideia é migrar o sindicalismo por categoria profissional para um sindicalismo que inclua a complexidade do mercado de trabalho atual – o sindicalismo por ramo de atividade e mais especificamente o Ramo Financeiro”, explica Breda.

Programação

A programação inclui aulas com abordagem nas transformações estruturais no capitalismo contemporâneo (neoliberalismo, financeirização, flexibilização trabalhista, inovações tecnológicas) e seus impactos no mundo do trabalho.

Após abordagem geral, a programação terá como foco o universo das empresas financeiras no Brasil com destaque para as principais fontes de transformação, seus reflexos e impactos no emprego e no ramo financeiro.

O curso destacará ainda, as principais tendências observadas no emprego da categoria bancária e de outros segmentos de trabalhadores no ramo: securitários, trabalhadores em cooperativas de crédito, terceirizados, correspondentes bancários, agentes autônomos de investimento e trabalhadores em Fintechs. Por fim, será feita uma discussão de como todas estas transformações afetam a organização sindical e de que forma o debate da organização por ramos pode contribuir para um processo de revitalização do sindicalismo bancário.

Como participar

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de agosto. Para participar cada sindicato deve informar seus participantes por email para o endereço: secretariageral@feeb-spms.org.br. Dados como nome, CPF, RG, email e telefone do sindicato, devem ser enviados até o dia 2 de setembro 2021.

A inscrição do cursista, devidamente preenchida, deverá ser encaminhada, pelo Sindicato ou Federação por meio do link. 

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados