
Depressão, estresse, alcoolismo e até o suicídio podem ser consequências do assédio moral se não coagido. Entre os setores com maior número de casos está o dos bancos. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília, todos os dias um bancário tenta suicídio e a cada 20 dias, um conclui o ato.
Atualmente, o assédio moral atinge 66% dos bancários de todo o país, de acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
É por esse motivo que o Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando uma mobilização neste setor. Até sexta-feira, 25, serão realizadas palestras, audiências e até mesmo atos públicos em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Nesta semana de mobilização também foi lançada a cartilha Assédio Moral em Estabelecimentos Bancários. Leia a íntegra e veja o que configura o assédio!
Veja quais são as consequências à saúde:
A pesquisa, realizada com 870 homens e mulheres vítimas de opressão no ambiente de trabalho, mostra (em porcentagem) como cada sexo reage perante a situação.
(Fonte da tabela: Barreto, M. Uma jornada de Humilhações. 2000 PUC/SP.)
Fonte: Portal cmais (Portal de conteúdo da Cultura).
Notícias Relacionadas
Contraf-CUT divulga os eixos temáticos das discussões para 2025
Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais […]
Leia maisAudiência pública debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander
O auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sedia nesta segunda-feira (16/06), às 11h, uma audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização fraudulenta praticada pelo Santander no Brasil. O evento, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), contará com a participação de representantes do movimento sindical bancário […]
Leia maisNova sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região
Nota para Imprensa Mudança ocorre após quase 40 anos ocupando prédio na região central Campinas, junho de 2025 – A partir desta sexta-feira, 13 de junho, o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região está de casa nova. Após 36 anos instalado na Rua Ferreira Penteado, no Centro de Campinas, a entidade passa a funcionar […]
Leia mais