Negociação: Proposta específica do Banco do Brasil é apresentada

26.10.2015

O Banco do Brasil (BB) apresentou sua proposta ao Comando Nacional dos Bancários durante reunião de negociação, neste sábado (24) O acordo proposto pelo BB inclui a mesmo índice de reajuste negociado com a Fenaban, 10% sobre os salários e 14% para os vales alimentação e refeição e PLR manteve o modelo de pagamento semestral, […]

O Banco do Brasil (BB) apresentou sua proposta ao Comando Nacional dos Bancários durante reunião de negociação, neste sábado (24)

O acordo proposto pelo BB inclui a mesmo índice de reajuste negociado com a Fenaban, 10% sobre os salários e 14% para os vales alimentação e refeição e PLR manteve o modelo de pagamento semestral, 4% do lucro líquido de 2015, distribuído igualmente para todos os empregados e compensação dos dias parados também seguindo o mesmo modelo da Fenaban: abono de 63% das horas para os trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os que possuem jornada de 8 horas, de um total de 112 horas. A compensação para quem fez até 14 dias úteis de greve será de, no máximo, uma hora de compensação por dia, começando a valer a partir da assinatura do acordo, caso seja aprovado em assembleia, até o dia 15 de dezembro.

Alguns destaques

Jornada

O saldo de horas negativas não trabalhado, correspondente ou superior a uma jornada de trabalho, poderá ser compensado com a utilização de folgas e abonos.

Gerência

Serão permitidas as substituições de funções de gerentes de relacionamento e de serviço de unidades de negócios nos casos de ausência por licença-saúde a partir do 61º dia de afastamento consecutivo.
 

Funcionários de bancos incorporados

Benefícios dos PAS serão estendidos a funcionários oriundos de bancos incorporados (optantes pelo regulamento de pessoal do Banco do Brasil). São eles: perícia odontológica, deslocamento para tratamento de saúde no país, doação ou recepção de órgãos e tecidos (transplantes) e remoção por táxi-aéreo. Além disso, a Lapef – Licença para Acompanhar Pessoa Enferma da Família.

Dependentes PCDs

Aumentar em 20% o valor do auxílio-creche-dependentes com deficiência, a partir da constatação da deficiência.

Dependentes

Ausência de dois dias por ano para acompanhar filho ou dependente, menores de 14 anos ou com deficiência, a consulta e tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho do funcionário.

GTs
Grupos de trabalho sobre: ascensão profissional, prevenção de conflitos, resultados do PCMSO e saúde no trabalho serão instituídos com prazo de 120 dias para conclusão a partir da data da instalação. Sendo que no que se refere à prevenção de conflitos, será debatida a extinção do código “falta greve”.

Confira a proposta na íntegra, clicando aqui

Leia também 

Reajuste de 10% em salários, PLR e piso e 14% para os vales. Comando orienta a aceitação da proposta em assembleia
 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS participa de 51º Encontro Nacional CONTEC

Evento em Uberlândia debateu temas de interesse da categoria bancária e aprovou pautas de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, representada por seus sindicatos filiados, marcou presença no 51º Encontro Nacional Contec, realizado nos dias 20 e 21 de junho, […]

Leia mais

Trabalhadores do Itaú entregam pauta específica de reivindicações no dia 25

Documento é resultado do encontro nacional, realizado em São Paulo, no dia 6 de junho A Comissão de Organização dos Empregados (COE) vai entregar a minuta específica de reivindicações ao Itaú na próxima terça-feira (25). O documento servirá de base para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. As reivindicações foram […]

Leia mais

Intransigência da Caixa encerra negociações sobre redução de jornada para pais/mães e responsáveis por PcD e neurodivergentes (TEA)

Banco retira da proposta a concessão para empregados PcD, impõe uma série de travas para permitir a redução da jornada para pais/mães/responsáveis de PcD e encerra mesa de negociações após receber questionamentos sobre pontos sensíveis da proposta A reunião que negociaria a redução de jornada para empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal com deficiência […]

Leia mais

Sindicatos filiados