O Banco do Brasil (BB) apresentou sua proposta ao Comando Nacional dos Bancários durante reunião de negociação, neste sábado (24)
O acordo proposto pelo BB inclui a mesmo índice de reajuste negociado com a Fenaban, 10% sobre os salários e 14% para os vales alimentação e refeição e PLR manteve o modelo de pagamento semestral, 4% do lucro líquido de 2015, distribuído igualmente para todos os empregados e compensação dos dias parados também seguindo o mesmo modelo da Fenaban: abono de 63% das horas para os trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os que possuem jornada de 8 horas, de um total de 112 horas. A compensação para quem fez até 14 dias úteis de greve será de, no máximo, uma hora de compensação por dia, começando a valer a partir da assinatura do acordo, caso seja aprovado em assembleia, até o dia 15 de dezembro.
Alguns destaques
Jornada
O saldo de horas negativas não trabalhado, correspondente ou superior a uma jornada de trabalho, poderá ser compensado com a utilização de folgas e abonos.
Gerência
Serão permitidas as substituições de funções de gerentes de relacionamento e de serviço de unidades de negócios nos casos de ausência por licença-saúde a partir do 61º dia de afastamento consecutivo.
Funcionários de bancos incorporados
Benefícios dos PAS serão estendidos a funcionários oriundos de bancos incorporados (optantes pelo regulamento de pessoal do Banco do Brasil). São eles: perícia odontológica, deslocamento para tratamento de saúde no país, doação ou recepção de órgãos e tecidos (transplantes) e remoção por táxi-aéreo. Além disso, a Lapef – Licença para Acompanhar Pessoa Enferma da Família.
Dependentes PCDs
Aumentar em 20% o valor do auxílio-creche-dependentes com deficiência, a partir da constatação da deficiência.
Dependentes
Ausência de dois dias por ano para acompanhar filho ou dependente, menores de 14 anos ou com deficiência, a consulta e tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho do funcionário.
GTs
Grupos de trabalho sobre: ascensão profissional, prevenção de conflitos, resultados do PCMSO e saúde no trabalho serão instituídos com prazo de 120 dias para conclusão a partir da data da instalação. Sendo que no que se refere à prevenção de conflitos, será debatida a extinção do código “falta greve”.
Confira a proposta na íntegra, clicando aqui
Leia também
Notícias Relacionadas
Caixa não traz informações relevantes e negociação emperra
Negociação sobre caixas e tesoureiros não avança; banco insiste em não garantir nomeação efetiva para todos que trabalham por prazo e por minuto. A Caixa Econômica Federal não apresentou nenhuma novidade nesta terça-feira (5) sobre a proposta discutida na reunião de negociação de sexta-feira (1º/11) com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE Caixa). O […]
Leia maisCaixas e tesoureiros: Live da Fenae apresenta resultados de pesquisa nesta terça (5)
Transmissão que começa às 18h30 no YouTube da Fenae também trará informações sobre negociação com a Caixa sobre o tema, que será realizada pela manhã Nesta terça-feira (5), a Fenae realizará uma live para divulgar os resultados de uma pesquisa que avaliou o cenário atual de trabalho de caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor no […]
Leia maisCaixa apresenta proposta para caixas e tesoureiros
CEE faz questionamentos e volta a se reunir com o banco na terça-feira (5) A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu com o banco nesta sexta-feira (1º/11) para dar continuidade às negociações de questões específicas de caixas e tesoureiros, que foram apartadas durante a Campanha Nacional dos Bancários deste ano […]
Leia mais