Novo presidente do Santander repete promessas

28.06.2013

O presidente é novo, mas as promessas são as mesmas. No primeiro encontro com a imprensa brasileira do espanhol Jesús Zabalza, desde 12 de junho no comando do Santander Brasil, as grandes metas assinaladas foram praticamente idênticas às de seu antecessor, o também espanhol Marcial Portela, que ainda não se concretizaram. Zabalza afirmou ontem que, […]

O presidente é novo, mas as promessas são as mesmas. No primeiro encontro com a imprensa brasileira do espanhol Jesús Zabalza, desde 12 de junho no comando do Santander Brasil, as grandes metas assinaladas foram praticamente idênticas às de seu antecessor, o também espanhol Marcial Portela, que ainda não se concretizaram.

Zabalza afirmou ontem que, em três anos, vai levar o banco a uma participação de mais de 10% no mercado bancário local. Hoje, segundo ele, o banco tem entre 8% e 9%. Em dezembro de 2011 Portela traçou, em entrevista ao Valor, objetivo bem semelhante. Disse que a meta do Santander "seria nos próximos quatro, cinco anos ter dois pontos percentuais a mais" em participação de mercado. E que, à época, o banco estava pouco abaixo dos 10%.

É justamente sair desse ritmo moroso de crescimento o grande desafio de Zabalza, que planeja uma estadia "permanente" na função. "Só tenho um mandato a cumprir no Brasil: crescer, e de forma rentável", disse ele no luxuoso Hotel Real, vizinho da secular e monumental propriedade da família de Emílio Botín, presidente do conselho de administração do Santander, na cidade homônima do banco.

Zabalza vai precisar tornar o banco mais afinado com o que entregam seus concorrentes. Promete, para os mesmos três anos, apresentar uma rentabilidade mais atraente – e mais em linha com a de seus principais rivais, Itaú Unibanco e Bradesco. A taxa de inadimplência do banco, diz ele, também irá cair, convergindo para níveis mais próximos dos pares nacionais.

No primeiro trimestre, por exemplo, a inadimplência do banco espanhol, foi de 4,9%, com alta de 0,6 ponto percentual em doze meses. Tanto Itaú como o Bradesco trouxeram redução no indicador de calotes no mesmo período. Os três, porém, mostraram redução de spreads. "Minha visão para o sistema financeiro brasileiro é que os spreads vão continuar caindo no médio prazo", afirmou o executivo, a despeito do atual ciclo de aperto monetário no país.

No caso do Santander, a migração para linhas de crédito com menor risco vai colaborar para compressão de margens do banco. A estratégia para compensar a perda é concentrar o maior número de operações de clientes no banco, não só crédito, mas também gestão de fluxo de caixa, pagamento e recebimento de salário, seguros, entre outros. "Os clientes que consideramos 'vinculados' ao banco têm taxas de inadimplência que são metade ou um terço daquelas dos clientes com quem temos apenas o crédito", afirmou.

Por segmentos de empréstimos, o foco do Santander estará em crédito imobiliário, consignado (com desconto em folha de pagamento), repasses de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e crédito rural.

O financiamento a pequenas e médias empresas, em boa parte associado à operação de captura de transações com cartão no varejo do banco, também vai ter papel de destaque. Zabalza prometeu que a carteira na modalidade, que está em R$ 34 bilhões, crescerá pelo menos 1,5 vez o que avançar o crédito ao setor privado como um todo. Em três anos, pelas contas do banco, poderia chegar a R$ 54 bilhões e um milhão de clientes, ante os 670 mil atuais.

A estratégia passa ainda pela abertura de novas agências, mas Zabalza não divulga números. A única pista que dá é que a ideia é crescer em grandes polos de desenvolvimento do agronegócio, que visitou recentemente no Centro-Oeste, e cidades do Nordeste, como Recife.

No Brasil, a agenda recente de Zabalza incluiu encontros com o presidente do BC, Alexandre Tombini, e Guilherme Afif, ministro da micro e pequena empresa. Embora apenas arranhe algumas frases em português, Zabalza se esforça para se mostrar à vontade com a cultura brasileira. "Para quem vai a torcida na final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha?", perguntaram os jornalistas. "Torço um tempo para cada", prometeu Zabalza.

Fonte: Valor

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados