Novo protocolo de Covid é tema de discussão em GT de Saúde com o Banco Itaú

18.12.2020

Movimento sindical pede a intensificação dos cuidados na prevenção da doença A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com o banco, nesta quarta-feira (16), para discutir o novo protocolo da Covid 19, que está em teste nos estados de Pernambuco e da Bahia e na cidade de São Paulo. A reunião […]

Movimento sindical pede a intensificação dos cuidados na prevenção da doença

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com o banco, nesta quarta-feira (16), para discutir o novo protocolo da Covid 19, que está em teste nos estados de Pernambuco e da Bahia e na cidade de São Paulo. A reunião faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú e visou esclarecer alguns pontos do protocolo que estavam sendo questionados pelos bancários.

Entre os apontamentos do movimento sindical estão a postura de alguns gestores que se negam a fechar agências em casos de suspeita de contaminação; a distância estabelecida entre os trabalhadores prevista no protocolo, de 1,5 m de distância entre os funcionários em exposição superior a 15 min; o afastamento dos contratantes e a proximidade dos caixas com os Gerentes operacionais (Gos) e supervisores (casos que em muitas situações não estão sendo afastados).

A proposta de parcelamento da dívida de afastamento por doença, também foi questionada durante o GT de Saúde e será analisada na próxima reunião.

Medidas de isolamento

Durante a reunião, o banco reforçou que, em caso de suspeita de Covid-19, a agência deverá ser fechada e sanitizada. Haverá ainda, apuração dos trabalhadores que tiveram contato com o infectado, podendo ambos, serem afastados por até 14 dias abonados e neste caso, a agência seguirá em funcionamento com os profissionais não contatantes.

Já para os caixas, o novo protocolo prevê sejam afastados devido à proximidade de atividade, assim como também, aqueles que tiveram contato próximo (de até 1,5 m de distância por mais de 15 min), independente da função, incluindo gerente operacional e supervisor. Serão ainda, afastados, profissionais que mantiveram contato externo à agência, horário de almoço, carona, etc.

Testagem

Com relação à testagem, o Banco explicou que serão feitas de acordo com a orientação da teleconsulta.

Monitoramento

O banco reforçou o monitoramento aos trabalhadores com relação ao uso dos equipamentos individuais de proteção, sendo que a falta de uso acarretará em advertência, e no caso de reincidência, punição.

Conscientização

O GT enfatizou a importância e necessidade de campanhas de conscientização do uso obrigatório dos EPIs e também da informação e cobrança dos gestores sobre a aplicação correta do protocolo.

Com relação à conscientização, o banco informou a realização de lives e campanhas educativas sobre o uso de máscaras e de divulgação do canal de comunicação interno.
De acordo com o representante da Feeb SP/MS, Walmir Santos, a preocupação é com o aumento do número dos infectados no ambiente bancário. “Estamos preocupados com esse aumento no número dos infectados nas agências bancárias. O novo protocolo é muito importante, mas precisa haver esclarecimento e fortalecimento das campanhas aos funcionários”, ressalta.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados