Movimento sindical pede a intensificação dos cuidados na prevenção da doença
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com o banco, nesta quarta-feira (16), para discutir o novo protocolo da Covid 19, que está em teste nos estados de Pernambuco e da Bahia e na cidade de São Paulo. A reunião faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú e visou esclarecer alguns pontos do protocolo que estavam sendo questionados pelos bancários.
Entre os apontamentos do movimento sindical estão a postura de alguns gestores que se negam a fechar agências em casos de suspeita de contaminação; a distância estabelecida entre os trabalhadores prevista no protocolo, de 1,5 m de distância entre os funcionários em exposição superior a 15 min; o afastamento dos contratantes e a proximidade dos caixas com os Gerentes operacionais (Gos) e supervisores (casos que em muitas situações não estão sendo afastados).
A proposta de parcelamento da dívida de afastamento por doença, também foi questionada durante o GT de Saúde e será analisada na próxima reunião.
Medidas de isolamento
Durante a reunião, o banco reforçou que, em caso de suspeita de Covid-19, a agência deverá ser fechada e sanitizada. Haverá ainda, apuração dos trabalhadores que tiveram contato com o infectado, podendo ambos, serem afastados por até 14 dias abonados e neste caso, a agência seguirá em funcionamento com os profissionais não contatantes.
Já para os caixas, o novo protocolo prevê sejam afastados devido à proximidade de atividade, assim como também, aqueles que tiveram contato próximo (de até 1,5 m de distância por mais de 15 min), independente da função, incluindo gerente operacional e supervisor. Serão ainda, afastados, profissionais que mantiveram contato externo à agência, horário de almoço, carona, etc.
Testagem
Com relação à testagem, o Banco explicou que serão feitas de acordo com a orientação da teleconsulta.
Monitoramento
O banco reforçou o monitoramento aos trabalhadores com relação ao uso dos equipamentos individuais de proteção, sendo que a falta de uso acarretará em advertência, e no caso de reincidência, punição.
Conscientização
O GT enfatizou a importância e necessidade de campanhas de conscientização do uso obrigatório dos EPIs e também da informação e cobrança dos gestores sobre a aplicação correta do protocolo.
Com relação à conscientização, o banco informou a realização de lives e campanhas educativas sobre o uso de máscaras e de divulgação do canal de comunicação interno.
De acordo com o representante da Feeb SP/MS, Walmir Santos, a preocupação é com o aumento do número dos infectados no ambiente bancário. “Estamos preocupados com esse aumento no número dos infectados nas agências bancárias. O novo protocolo é muito importante, mas precisa haver esclarecimento e fortalecimento das campanhas aos funcionários”, ressalta.
Notícias Relacionadas
Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa
Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]
Leia maisSantander insiste na compensação dos programas próprios na PLR
Nova rodada de negociação será realizada na semana que vem A sexta rodada de negociação do aditivo do Santander, entre integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, foi realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Paulo, e terminou sem acordo. Um novo encontro para discutir os interesses da categoria será […]
Leia maisTrabalhadores assinam CCT e ACT do BB com vigência até 2026
Com as assinaturas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, adiantamento da PLR será em setembro O Comando Nacional dos Bancários (Contraf CUT) e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CONTEC) assinaram nesta terça-feira (10), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), […]
Leia mais