Piracicaba: Bancários escolhem nova diretoria do SindBan

18.04.2017

Congresso para eleição da Chapa Com chapa única, as eleições do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região acontecem nos dias 19 e 20 de abril “Um processo só é realmente democrático se ele atende todas as pessoas de uma sociedade ou categoria”. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o processo estabelecido […]


Congresso para eleição da Chapa

Com chapa única, as eleições do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região acontecem nos dias 19 e 20 de abril

“Um processo só é realmente democrático se ele atende todas as pessoas de uma sociedade ou categoria”. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o processo estabelecido pela instituição, para definir a nova diretoria, é um exemplo de democracia. O calendário eleitoral, que teve início em janeiro, tem seu principal acontecimento nos próximos dias 19 e 20 de abril: as eleições.

Encabeçada pelo atual presidente, a chapa única, Chapa 1 – Resistir e Avançar, é a primeira da história dos sindicatos a ter paridade entre homens e mulheres. Segundo a vice-presidente da instituição, Angela Ulices Savian, alcançar o maior número possível de mulheres para compor a diretoria era uma meta antiga do SindBan, já que a base da categoria ainda é composta por 56% de mulheres.

“Nos seus 58 anos de história, o SindBan sempre atuou nos principais centros de discussões sobre discriminações de gênero no sistema bancário. Em 2017, a pesquisa Perfil Bancário, realizada todo ano pelo Sindicato, mostrou, mais uma vez, que a desigualdade ainda existe no sistema financeiro. As mulheres ainda se qualificam mais, para ganhar menos que os homens. Paridade de gênero na diretoria é uma forma de levarmos o debate para dentro das agências”, comentou.

Composta por 75 candidatos, a Chapa 1 – Resistir e Avançar tem um terço de novos dirigentes sindicais. Os critérios definidos para compor a chapa foram votados em uma Convenção Regional do Sindicato. Além da paridade de gênero, outras três cotas foram determinadas: mínimo de quatro diretores negros, 20% de jovens de 18 a 35 anos e ampliação em mais de 100% das pessoas com deficiência.

Para a diretora do SindBan, Letícia Françoso, o aumento da participação das pessoas com deficiência é essencial para a continuidade de um trabalho que foi reconhecido como uma das melhores iniciativas do movimento sindical, o Bancário Eficiente. “Este projeto mapeou todas as agências bancárias piracicabanas e mostrou que nenhuma delas era plenamente acessível, tanto para os bancários como para os clientes. Hoje, os bancos estão adequando a estrutura de acessibilidade, mas precisamos expandir essa iniciativa”, comentou.

Entre as propostas da chapa, a defesa dos bancos públicos é uma das principais. Segundo o diretor Ubiratan Campos do Amaral, a proposta da nova diretoria é lutar para que nenhum direito conquistado sofra retrocesso. “Somos contra a reestruturação do Banco do Brasil e da Caixa Federal. Vamos lutar por todos os bancários que sofrem com essa política. Hoje, o cenário é de condições precárias de trabalho sem aumento de salário”, explicou o dirigente sindical e candidato para compor a nova diretoria.

Segundo Paiva, as propostas atendem todas as demandas levantadas pela categoria. “Queremos acabar com o assédio moral e sexual nas agências, ampliar os cursos de qualificação profissional para bancários, modernizar a ação sindical e fazer uma nova comunicação com foco nas mídias sociais para atingirmos uma categoria, que é cada vez mais jovem. O SindBan está trabalhando para trazer muitas novidades para os bancários, como o ‘Clube SindBan’, uma gama enorme de convênios para que estes trabalhadores associados tenham descontos em diversos estabelecimentos da cidade”, comentou.

Votação
 
19 de abril: 9h às 16h30
20 de abril: 9h às 14h
Urnas itinerantes serão levadas em todas as agências da base sindical. Na sede do SindBan, uma urna fixa irá atender aposentados e retardatários.
Piracicaba/SP – Rua XV de Novembro, 549 – Centro

Fone (19) 3417-1333 | Fax (19) 3434-7517 | sindicato@bancariosdepiracicaba.com.br

Fonte: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região – Marina Mattus
 

Notícias Relacionadas

Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul entrega minuta de reivindicações à Fenaban

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) entregou nesta terça-feira (18) à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a minuta de reivindicações que servirá de base para a Campanha Nacional de 2024, que visa a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. A entrega aconteceu em São Paulo, […]

Leia mais

Comando Nacional dos Bancários entregará minuta de reivindicações à Fenaban no dia 18

No mesmo dia, trabalhadores do BB e da Caixa farão a entrega das minutas específicas de cada banco O Comando Nacional dos Bancários entregará à Federação Nacional do Bancos (Fenaban), na próxima terça-feira (18), a minuta de reivindicações que servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho […]

Leia mais

Bancários aprovam minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2024

Documento, que servirá de base à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, será entregue à Fenaban no próximo dia 18 Bancárias e bancários, de todo o Brasil, aprovaram, em assembleias realizadas nesta quinta-feira (13), a minuta de reivindicações que servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados