Piracicaba: Bancários escolhem nova diretoria do SindBan

18.04.2017

Congresso para eleição da Chapa Com chapa única, as eleições do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região acontecem nos dias 19 e 20 de abril “Um processo só é realmente democrático se ele atende todas as pessoas de uma sociedade ou categoria”. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o processo estabelecido […]


Congresso para eleição da Chapa

Com chapa única, as eleições do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região acontecem nos dias 19 e 20 de abril

“Um processo só é realmente democrático se ele atende todas as pessoas de uma sociedade ou categoria”. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o processo estabelecido pela instituição, para definir a nova diretoria, é um exemplo de democracia. O calendário eleitoral, que teve início em janeiro, tem seu principal acontecimento nos próximos dias 19 e 20 de abril: as eleições.

Encabeçada pelo atual presidente, a chapa única, Chapa 1 – Resistir e Avançar, é a primeira da história dos sindicatos a ter paridade entre homens e mulheres. Segundo a vice-presidente da instituição, Angela Ulices Savian, alcançar o maior número possível de mulheres para compor a diretoria era uma meta antiga do SindBan, já que a base da categoria ainda é composta por 56% de mulheres.

“Nos seus 58 anos de história, o SindBan sempre atuou nos principais centros de discussões sobre discriminações de gênero no sistema bancário. Em 2017, a pesquisa Perfil Bancário, realizada todo ano pelo Sindicato, mostrou, mais uma vez, que a desigualdade ainda existe no sistema financeiro. As mulheres ainda se qualificam mais, para ganhar menos que os homens. Paridade de gênero na diretoria é uma forma de levarmos o debate para dentro das agências”, comentou.

Composta por 75 candidatos, a Chapa 1 – Resistir e Avançar tem um terço de novos dirigentes sindicais. Os critérios definidos para compor a chapa foram votados em uma Convenção Regional do Sindicato. Além da paridade de gênero, outras três cotas foram determinadas: mínimo de quatro diretores negros, 20% de jovens de 18 a 35 anos e ampliação em mais de 100% das pessoas com deficiência.

Para a diretora do SindBan, Letícia Françoso, o aumento da participação das pessoas com deficiência é essencial para a continuidade de um trabalho que foi reconhecido como uma das melhores iniciativas do movimento sindical, o Bancário Eficiente. “Este projeto mapeou todas as agências bancárias piracicabanas e mostrou que nenhuma delas era plenamente acessível, tanto para os bancários como para os clientes. Hoje, os bancos estão adequando a estrutura de acessibilidade, mas precisamos expandir essa iniciativa”, comentou.

Entre as propostas da chapa, a defesa dos bancos públicos é uma das principais. Segundo o diretor Ubiratan Campos do Amaral, a proposta da nova diretoria é lutar para que nenhum direito conquistado sofra retrocesso. “Somos contra a reestruturação do Banco do Brasil e da Caixa Federal. Vamos lutar por todos os bancários que sofrem com essa política. Hoje, o cenário é de condições precárias de trabalho sem aumento de salário”, explicou o dirigente sindical e candidato para compor a nova diretoria.

Segundo Paiva, as propostas atendem todas as demandas levantadas pela categoria. “Queremos acabar com o assédio moral e sexual nas agências, ampliar os cursos de qualificação profissional para bancários, modernizar a ação sindical e fazer uma nova comunicação com foco nas mídias sociais para atingirmos uma categoria, que é cada vez mais jovem. O SindBan está trabalhando para trazer muitas novidades para os bancários, como o ‘Clube SindBan’, uma gama enorme de convênios para que estes trabalhadores associados tenham descontos em diversos estabelecimentos da cidade”, comentou.

Votação
 
19 de abril: 9h às 16h30
20 de abril: 9h às 14h
Urnas itinerantes serão levadas em todas as agências da base sindical. Na sede do SindBan, uma urna fixa irá atender aposentados e retardatários.
Piracicaba/SP – Rua XV de Novembro, 549 – Centro

Fone (19) 3417-1333 | Fax (19) 3434-7517 | sindicato@bancariosdepiracicaba.com.br

Fonte: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região – Marina Mattus
 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados