Piracicaba e Região: Bancário Padrão é lançado no Sindicato

07.12.2020

Um café da manhã especial marcou o início da campanha Bancário Padrão 2012, que integra o calendário de eventos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. O lançamento contou com a presença de dirigentes sindicais e de bancários e bancárias padrão homenageados em 2011. No processo serão escolhidos o bancário e a bancária padrão […]

Um café da manhã especial marcou o início da campanha Bancário Padrão 2012, que integra o calendário de eventos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. O lançamento contou com a presença de dirigentes sindicais e de bancários e bancárias padrão homenageados em 2011. No processo serão escolhidos o bancário e a bancária padrão de 2012 de cada um dos 12 bancos da cidade, que posteriormente serão homenageados pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, no dia 28 de agosto, em Sessão Solene.

Durante a abertura do evento a vice-presidente do Sindicato Ângela Savian fez questão de salientar que o Bancário Padrão é uma forma de homenagear a categoria, que hoje vive um forte desgaste emocional com metas abusivas a serem atingidas e pressão no ambiente de trabalho.

Os bancários e bancárias que receberam o título ano passado certificam que essa campanha contribui com a autoestima dos profissionais. “No momento em que fui escolhida como Bancária Padrão pelos colegas da Caixa Econômica foi uma alegria inexplicável. Primeiro pelo reconhecimento dos colegas e, segundo, por mostrar que o trabalho que tenho desenvolvido como gerente geral na agência tem sido aceito com muito respeito e transparência”, ressalta Alice Andersen Casagrande, funcionária da Caixa há 13 anos.

Outra bancária escolhida ano passado foi Janaina Burato de Freitas, há 19 anos no Bradesco. A bancária, que é gerente administrativa recebeu o título pela segunda vez. “Na primeira vez que recebi o título trabalhava na agência de São Pedro e ainda não existia Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Já ano passado estava trabalhando na agência da Catedral, em Piracicaba e a emoção de ser homenageada na Casa de Leis é indescritível”, ressalta.

A sessão solene na Câmara de Vereadores de Piracicaba em homenagem ao Dia Nacional dos Bancários é fruto de um projeto de lei do vereador José Antônio Fernandes Paiva, presidente licenciado do Sindicato dos Bancários. A data tem como origem um movimento dos bancários, pela redução da jornada e melhores condições de trabalho. Foi em 28 de agosto de 1951, quando os bancários se depararam com a intransigência dos banqueiros e fizeram uma greve de 69 dias, atingindo todos os estados brasileiros, conquistando a jornada de seis horas diárias.

Em Piracicaba, a família bancária, como destaca o presidente do sindicato, José Jaime Perim, é composta de mais de 1.000 trabalhadores e aproximadamente 10 mil pessoas, entre bancários, aposentados, pensionistas e dependentes.

“O Bancário Padrão representa o reconhecimento público da dedicação e da competência dos companheiros e companheiras que trabalham nos estabelecimentos bancários de Piracicaba. Trata-se de uma realização do Sindicato dos Bancários que objetiva valorizar a categoria, por meio da escolha de dois representantes (um homem e uma mulher), eleitos pelo voto dos próprios bancários”, enfatiza o presidente.

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados