Piracicaba e Região: Bancário Padrão é lançado no Sindicato

07.12.2020

Um café da manhã especial marcou o início da campanha Bancário Padrão 2012, que integra o calendário de eventos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. O lançamento contou com a presença de dirigentes sindicais e de bancários e bancárias padrão homenageados em 2011. No processo serão escolhidos o bancário e a bancária padrão […]

Um café da manhã especial marcou o início da campanha Bancário Padrão 2012, que integra o calendário de eventos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. O lançamento contou com a presença de dirigentes sindicais e de bancários e bancárias padrão homenageados em 2011. No processo serão escolhidos o bancário e a bancária padrão de 2012 de cada um dos 12 bancos da cidade, que posteriormente serão homenageados pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, no dia 28 de agosto, em Sessão Solene.

Durante a abertura do evento a vice-presidente do Sindicato Ângela Savian fez questão de salientar que o Bancário Padrão é uma forma de homenagear a categoria, que hoje vive um forte desgaste emocional com metas abusivas a serem atingidas e pressão no ambiente de trabalho.

Os bancários e bancárias que receberam o título ano passado certificam que essa campanha contribui com a autoestima dos profissionais. “No momento em que fui escolhida como Bancária Padrão pelos colegas da Caixa Econômica foi uma alegria inexplicável. Primeiro pelo reconhecimento dos colegas e, segundo, por mostrar que o trabalho que tenho desenvolvido como gerente geral na agência tem sido aceito com muito respeito e transparência”, ressalta Alice Andersen Casagrande, funcionária da Caixa há 13 anos.

Outra bancária escolhida ano passado foi Janaina Burato de Freitas, há 19 anos no Bradesco. A bancária, que é gerente administrativa recebeu o título pela segunda vez. “Na primeira vez que recebi o título trabalhava na agência de São Pedro e ainda não existia Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Já ano passado estava trabalhando na agência da Catedral, em Piracicaba e a emoção de ser homenageada na Casa de Leis é indescritível”, ressalta.

A sessão solene na Câmara de Vereadores de Piracicaba em homenagem ao Dia Nacional dos Bancários é fruto de um projeto de lei do vereador José Antônio Fernandes Paiva, presidente licenciado do Sindicato dos Bancários. A data tem como origem um movimento dos bancários, pela redução da jornada e melhores condições de trabalho. Foi em 28 de agosto de 1951, quando os bancários se depararam com a intransigência dos banqueiros e fizeram uma greve de 69 dias, atingindo todos os estados brasileiros, conquistando a jornada de seis horas diárias.

Em Piracicaba, a família bancária, como destaca o presidente do sindicato, José Jaime Perim, é composta de mais de 1.000 trabalhadores e aproximadamente 10 mil pessoas, entre bancários, aposentados, pensionistas e dependentes.

“O Bancário Padrão representa o reconhecimento público da dedicação e da competência dos companheiros e companheiras que trabalham nos estabelecimentos bancários de Piracicaba. Trata-se de uma realização do Sindicato dos Bancários que objetiva valorizar a categoria, por meio da escolha de dois representantes (um homem e uma mulher), eleitos pelo voto dos próprios bancários”, enfatiza o presidente.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados