Piracicaba: Sindicato apresenta Perfil da Mulher Bancária

07.03.2016

No Dia Internacional da Mulher, terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários (SindBan) apresenta à imprensa o Perfil da Mulher Bancária, mapeamento da condição da trabalhadora bancária de Piracicaba e região. Apresentação acontece na sede da entidade, às 9h30, e faz parte da programação da Semana da Mulher 2016, promovida há oito anos em conjunto com […]

No Dia Internacional da Mulher, terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários (SindBan) apresenta à imprensa o Perfil da Mulher Bancária, mapeamento da condição da trabalhadora bancária de Piracicaba e região. Apresentação acontece na sede da entidade, às 9h30, e faz parte da programação da Semana da Mulher 2016, promovida há oito anos em conjunto com o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), e traz como tema: ‘Empodere-se, Mulher!’.

O Perfil foi realizado entre os dias 28 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro deste ano, em 144 agências de bancos públicos e privados de 20 cidades da base territorial do sindicato – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereiras, Jumirim, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d`Oeste e Conchas.

“Debater a questão da mulher é um dos objetivos de nossa entidade e por meio do resultado, traçamos nossa linha de ação, pois sabemos da dificuldade que elas encontram no dia a dia do sistema financeiro – assédio moral, sexual, baixos salários, poucas oportunidades”, pontua o presidente do sindicato José Antonio Fernandes Paiva.

Pelo perfil é possível saber informações relativas à orientação sexual, faixa etária, faixa salarial, escolaridade, etnia, se foi discriminada sexualmente ou racialmente, se foi assediada moralmente ou sexualmente, entre outras.

Flores que choram – Na quarta-feira (9), às 19h30, será lançado no Sindicato dos Bancários o livro-reportagem “Flores que Choram”, de autoria do jornalista Leon Botão. O livro contou com o apoio cultural do SindBan e da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB- SP/MS).

Resultado de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) apresentado ao Curso de Jornalismo da Unimep em 2015, “Flores que Choram” conta a história de cinco mulheres reais, de idades, profissões e origens diferentes, mas que têm em comum o fato de terem sito vítimas de violência doméstica. Além das histórias, a obra promove uma discussão sobre o tema com psicólogas que trabalham com mulheres vítimas de agressões.

“Nesses 56 anos, o sindicato se caracterizou pelo envolvimento em diversas atividades culturais. Apoiar e incentivar autores e artistas de nossa cidade faz parte de nossa responsabilidade social. Além disso, a temática do livro vem compor o nosso debate e luta por uma sociedade livre da violência contra a mulher, seja ela física ou psicológica”, enfatiza Paiva.

SERVIÇO – Apresentação do Perfil da Mulher Bancária 2016 – Dia 8 de março, às 9h30, na Rua XV de Novembro, 549, Centro. Lançamento livro-reportagem “Flores que Choram” – Dia 9 de março, às 19h30, na Rua do Rosário, 1017, Centro. Mais informações: 19 3417 1333.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região 

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados