Piracicaba: Sindicato apresenta Perfil da Mulher Bancária

07.03.2016

No Dia Internacional da Mulher, terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários (SindBan) apresenta à imprensa o Perfil da Mulher Bancária, mapeamento da condição da trabalhadora bancária de Piracicaba e região. Apresentação acontece na sede da entidade, às 9h30, e faz parte da programação da Semana da Mulher 2016, promovida há oito anos em conjunto com […]

No Dia Internacional da Mulher, terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários (SindBan) apresenta à imprensa o Perfil da Mulher Bancária, mapeamento da condição da trabalhadora bancária de Piracicaba e região. Apresentação acontece na sede da entidade, às 9h30, e faz parte da programação da Semana da Mulher 2016, promovida há oito anos em conjunto com o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), e traz como tema: ‘Empodere-se, Mulher!’.

O Perfil foi realizado entre os dias 28 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro deste ano, em 144 agências de bancos públicos e privados de 20 cidades da base territorial do sindicato – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereiras, Jumirim, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d`Oeste e Conchas.

“Debater a questão da mulher é um dos objetivos de nossa entidade e por meio do resultado, traçamos nossa linha de ação, pois sabemos da dificuldade que elas encontram no dia a dia do sistema financeiro – assédio moral, sexual, baixos salários, poucas oportunidades”, pontua o presidente do sindicato José Antonio Fernandes Paiva.

Pelo perfil é possível saber informações relativas à orientação sexual, faixa etária, faixa salarial, escolaridade, etnia, se foi discriminada sexualmente ou racialmente, se foi assediada moralmente ou sexualmente, entre outras.

Flores que choram – Na quarta-feira (9), às 19h30, será lançado no Sindicato dos Bancários o livro-reportagem “Flores que Choram”, de autoria do jornalista Leon Botão. O livro contou com o apoio cultural do SindBan e da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB- SP/MS).

Resultado de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) apresentado ao Curso de Jornalismo da Unimep em 2015, “Flores que Choram” conta a história de cinco mulheres reais, de idades, profissões e origens diferentes, mas que têm em comum o fato de terem sito vítimas de violência doméstica. Além das histórias, a obra promove uma discussão sobre o tema com psicólogas que trabalham com mulheres vítimas de agressões.

“Nesses 56 anos, o sindicato se caracterizou pelo envolvimento em diversas atividades culturais. Apoiar e incentivar autores e artistas de nossa cidade faz parte de nossa responsabilidade social. Além disso, a temática do livro vem compor o nosso debate e luta por uma sociedade livre da violência contra a mulher, seja ela física ou psicológica”, enfatiza Paiva.

SERVIÇO – Apresentação do Perfil da Mulher Bancária 2016 – Dia 8 de março, às 9h30, na Rua XV de Novembro, 549, Centro. Lançamento livro-reportagem “Flores que Choram” – Dia 9 de março, às 19h30, na Rua do Rosário, 1017, Centro. Mais informações: 19 3417 1333.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região 

 

Notícias Relacionadas

Dia Mundial de Combate à Aids

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial  de Combate à Aids. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração. O objetivo da data é conscientizar as pessoas para o problema, acabar […]

Leia mais

Caixa propõe usar GDP na Promoção por Mérito

Na terceira rodada de negociação, Caixa rejeita proposta apresentada pelos representantes dos empregados e insiste na utilização da GDP O Grupo de Trabalho (GT) sobre Promoção por Mérito na Caixa Federal se reuniu ontem (29) com representantes do banco para a terceira reunião sobre o tema. A primeira ocorreu no último dia 10 e a […]

Leia mais

Vitória da Categoria: PL 1043 é retirado da pauta de votação

Projeto de Lei que autoriza a abertura das agências e o trabalho bancário aos sábados, domingos e feriados foi retirado da pauta de votação na CDC da Câmara dos Deputados; pressão da categoria foi fundamental O Projeto de Lei 1.043/2019, que autoriza a abertura de agências e o trabalho bancário aos sábados domingos e feriados foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados