Plano de reestruturação anunciado nesta manhã prevê 5 mil dispensas

11.01.2021

Plano prevê fechamento de agências, perdas de gratificação e redução do papel do banco público Nesta segunda-feira (11) a direção do Banco do Brasil anunciou um novo plano de reestruturação, que prevê o fechamento de agências e outras unidades, além de um Plano de Demissões Voluntários (PDV) que tem por meta a dispensa de 5 […]

Plano prevê fechamento de agências, perdas de gratificação e redução do papel do banco público

Nesta segunda-feira (11) a direção do Banco do Brasil anunciou um novo plano de reestruturação, que prevê o fechamento de agências e outras unidades, além de um Plano de Demissões Voluntários (PDV) que tem por meta a dispensa de 5 mil trabalhadores do banco.
O plano prevê mudanças em 870 pontos de atendimento por meio do fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios e a conversão de 243 agências em postos. Também estão previstas a transformação de oito postos de atendimento em agências, de 145 unidades de negócios em Lojas BB, além da relocalização e 85 unidades de negócios e a criação de 28 unidades de negócios. Com relação às dispensas, o PDV prevê duas modalidades de desligamento: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), para o que a direção do banco considera excessos nas unidades; e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), para todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

O banco também quer fazer mudanças no atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que deixariam de ter a gratificação permanente a passariam a ter uma gratificação proporcional apenas aos dias de atuação, se houver.

“Havia vários rumores, mais uma vez a direção do Banco do Brasil desrespeita seus funcionários e a população, com um projeto que prejudica tanto a população mais humilde com o fechando de agências e dificultando o acesso, como seus funcionários, com redução de salários e a incerteza de onde será alocado”, declara o presidente da Federação dos empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de SP e MS, Jeferson Boava.

Em reunião nesta tarde com a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), representantes do BB admitiram que não tinham todas as informações por ser o dia do anúncio do plano de reestruturação.

“O anúncio da nova reestruturação é um desrespeito aos direitos dos funcionários. Nesta tarde, a CEBB orientou bancárias e bancário para que procurem seus sindicatos para mais informações, resistam às ameaças e lutem juntos pelos seus direitos. Enquanto isso, o movimento sindical estuda estratégias jurídicas para impedir perda de direitos”, pontua Elisa Ferreira, representante da Feeb SP/MS na CEBB.

Representantes das federações dos bancários de todo o Brasil participaram da reunião e consideraram um ataque à categoria. De acordo com o movimento sindical, a medida pode causar, na prática, a redução do papel do Banco do Brasil como banco público, tendo em vista o fechamento de agências em diversas cidades do país.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do (Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a CEBB orientaram os sindicatos a fazerem reunião para saber o impacto do plano nas suas bases e repasses essas informações para as federações. A próxima reunião foi agendada para quarta-feira (13), onde está prevista a discussão de um calendário de lutas e de mobilização dos funcionários.
 

Notícias Relacionadas

Chapa apoiada pelo Sindicato vence eleições Banesprev 2023

Todos os candidatos apoiados pelo Sindicato, Feeb SP/MS, Contraf-CUT, e demais entidades sindicais de todo o Brasil, entraram nas vagas de titulares e suplência. A chapa Em Defesa do Banesprev saiu vitoriosa do processo eleitoral para a Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos do plano. O Sindicato parabeniza aos eleitos, em […]

Leia mais

ELEITA COM 98,6% DOS VOTOS NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE GUARATINGUETÁ

Foi eleita nessa última quinta-feira (21/09) a nova diretoria para o exercício de 2024-2028.Apuração foi acompanhada pelo presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.  Bancários e Bancárias de Guaratinguetá e Região elegeram a chapa 1 do Sindicato (Com Inovação e Dedicação Faremos a Diferença!) com a expressiva aprovação de 98,6% dos votos válidos, em um pleito […]

Leia mais

COE debate emprego, remuneração, agências e segurança bancária com o Itaú

Reunião foi realizada nesta quarta-feira, na sede do banco, em São Paulo A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, na última quarta-feira (20), para discutir demandas relacionadas ao emprego, remuneração, agências e segurança bancária. Na ocasião, a representação dos trabalhadores buscou compreender a estrutura organizacional e […]

Leia mais

Sindicatos filiados