Preparatório ao Conecef elege reivindicações prioritárias que serão apresentadas durante o Congresso, dias 12,13 e 14 de junho

02.06.2015

23 delegados eleitos entre os dirigentes da base da FEEB-SP/MS representarão a Federação no 31º Conecef A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) realizou no último sábado (30), Encontro Estadual dos Funcionários da Caixa Econômica Federal para discutir propostas e escolher os delegados para […]

23 delegados eleitos entre os dirigentes da base da FEEB-SP/MS representarão a Federação no 31º Conecef

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) realizou no último sábado (30), Encontro Estadual dos Funcionários da Caixa Econômica Federal para discutir propostas e escolher os delegados para o 31º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal), na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, em Campinas.

Durante o encontro, 23 delegados foram eleitos entre os dirigentes dos sindicatos de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, Sorocaba e São José dos Campos, que irão representar a FEEB-SP/MS na 31ª edição do Conecef, além da discussão de temas que serão tratados no congresso, entre eles: condições de trabalho, Caixa 100% pública, saúde, condições de funcionamento das unidades, Saúde Caixa, Funcef/aposentados, segurança bancária, jornada, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, contratação de pessoal, carreira, terceirização e GDP (Gestão de Desempenho de Pessoa) e organização do movimento.

Propostas

No campo de saúde e condições de trabalho, o grupo apresentou as seguintes propostas: custeio do teste rápido para diagnóstico da dengue e da vacina contra HPV para adolescentes acima de 13 anos, investimento em TI e governança para garantir maior agilidade e confiabilidade às informações do Saúde Caixa e melhorar a redação da cláusula da emissão da CAT pós-assalto, de modo a assegurar a proteção para todos os presentes no sinistro, estão entre as prioridades eleitas.

O grupo que debateu FUNCEF e Aposentados propõe que o “voto de Minerva”, instituído há quase 15 anos e utilizado pelo Conselho Deliberativo do fundo de pensão como forma de decidir impasses e cujos resultados acabam na maioria das vezes por beneficiar os interesses da patrocinadora (no caso, a Caixa Econômica Federal), seja substituído por uma consulta aos participantes do fundo, democratizando a gestão da FUNCEF.
Já, no campo das estratégias de organização para o movimento sindical, debatido por todos os grupos sob o tema “organização do movimento”, foram apresentadas as seguintes proposições:

Realização de um dia de luta em prol de mais contratações e abaixo-assinado para a população, cobrando da Caixa que tome providências no sentido de garantir e efetivar o aumento das contratações; carta aberta aos clientes e usuários esclarecendo sobre o direito de escolha do local de atendimento: “não ao desconforto e insegurança dos correspondentes bancários e lotéricas” e contra a realização de triagens nas filas, direcionando-os para o autoatendimento e até mesmo para outros bancos, medida discriminatória com o cliente (que só é atendido pelo caixa para pagamentos acima de um determinado valor) e prejudicial aos bancários que sofrem com a sobrecarga de trabalho, justificada sob o argumento de que um efetivo menor é suficiente para atender a demanda existente.

A realização de trabalho conjunto com os órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público, entre outras instituições, para garantir o atendimento nas agências e, consequentemente, o emprego, também está entre as sugestões de medidas aprovadas.
Além dos grupos citados, apresentaram propostas também: Segurança Bancária (Infraestrutura das Unidades e Terceirização) e Isonomia (Carreira e GDP), conforme a íntegra disponibilizada abaixo.

As resoluções apresentadas como prioritárias pelos grupos de trabalho serão defendidas no 31º Conef nos dias 12, 13 e 14 de junho no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

Confira abaixo, a íntegra das propostas apresentadas:

Saúde do Trabalhador e Condições de Trabalho / Saúde Caixa

Custeio do teste rápido para diagnóstico da dengue.
Custeio da vacina contra HPV para adolescentes acima de 13 anos.
Destinar parte do superávit para investimento em TI e governança para dar maior agilidade e confiabilidade às informações do Saúde Caixa.
Melhorar a redação da cláusula da emissão da CAT pós-assalto de modo a garantir a proteção para todos os presentes no sinistro.

Funcef e Aposentados

Substituição do voto de minerva da patrocinadora por consulta aos participantes de modo a democratizar a gestão da FUNCEF.

Segurança Bancária / Infraestrutura unidades / Terceirização

Compromisso da Caixa em solucionar as deficiências apontadas no PPRA no prazo de até 90 dias.

Isonomia / Carreira / GDP

Realização de provas para Banco de Habilitados por empresa independente e em local externo à Caixa.
Pagamento de 100% das horas extras para todos os empregados da GIRET lotados em agências.
Designação de funções com obediência estrita à ordem de classificação do Banco de Habilitados.

Organização do Movimento

Dia de luta em prol das contratações;

Abaixo assinado para a população cobrando mais contratações para a Caixa;
Carta aberta para os clientes e usuários esclarecendo sobre o direito de escolha do local de atendimento “não ao desconforto e insegurança dos correspondentes bancários e lotéricas”;

Esclarecimento sobre nossa posição contrária à MERITOCRACIA com amplo debate e reuniões no local de trabalho;
Trabalho conjunto com os órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público, etc para garantir o atendimento nas agências e consequentemente o emprego;
Dia de luta em prol do “login único”.
 

Notícias Relacionadas

Caixa terá processo seletivo para a escolha dos diretores da FUNCEF

Inscrições já foram iniciadas e seguem até a próxima quinta-feira (9/2) Os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos e Participações Societárias e Imobiliárias da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) serão escolhidos por meio de processo seletivo. O anúncio foi feito em edital publicado pela Caixa. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (3/2) e […]

Leia mais

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Sindicatos filiados