A Câmara Municipal de Marília realizou na última sexta-feira, 9, solenidade em homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Bancários. O evento contou com a presença do presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Davi Zaia, que é também secretário de Gestão Pública do Estado.
Antes da sessão solene, Zaia recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi (PR), o título de Visitante Ilustre. “Agradeço a homenagem nesta data tão importante em que exaltamos um sindicato como o de Marília, que completa 70 anos de história, iniciada por trabalhadores de vanguarda. Pode ter certeza que os bancários estão muito honrados com este reconhecimento do trabalho deles”.
Davi Zaia lembrou que o Sindicato dos Bancários de Marília é o terceiro mais antigo do Estado de São Paulo e aproveitou para enfatizar o papel do movimento sindical no País. “O sindicato tem uma longa história de luta e de engajamento. Marília, em especial, tem um índice altíssimo de sindicalização, com mais de 90% dos bancários ligados à entidade. Continuamos tendo papel importante na sociedade e recebemos um chacoalhão com estas manifestações das ruas. É preciso aprofundar a discussão da sociedade que a gente quer e acabar com as desigualdades, nos aproximando cada vez mais da população”.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Marília e Região, Edilson Julian, lembrou das batalhas enfrentadas e das conquistas. “Hoje temos a grande luta de impedir a aprovação do projeto de lei 4.330, que trata das terceirizações. Trabalhamos para garantir os direitos dos bancários. Hoje temos 1.100 bancários em 16 cidades da região, um número reduzido que queremos aumentar. É claro que existem os avanços tecnológicos, que reduziram postos de trabalho, mas não podemos deixar que haja ainda mais defasagem no quadro de pessoal”.
O autor do requerimento que garantiu a homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Bancários de Marília e Região, vereador Wilson Alves Damasceno (PSDB), fez questão de lembrar do valor da categoria. “Fui bancário por 10 anos e sei das dificuldades enfrentadas pela categoria. Em minha família também existem muitos bancários. O trabalho do Sindicato é digno de homenagens e por esta razão os vereadores aprovaram a proposta por unanimidade”.
O bancário aposentado Pedrinho Magalhães recebeu uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Sindicato dos Bancários de Marília.
Conheça a história do sindicato:
Fonte: Feeb SP/MS, com Jornal da manhã
Notícias Relacionadas
Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa
Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]
Leia maisSantander insiste na compensação dos programas próprios na PLR
Nova rodada de negociação será realizada na semana que vem A sexta rodada de negociação do aditivo do Santander, entre integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, foi realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Paulo, e terminou sem acordo. Um novo encontro para discutir os interesses da categoria será […]
Leia maisTrabalhadores assinam CCT e ACT do BB com vigência até 2026
Com as assinaturas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, adiantamento da PLR será em setembro O Comando Nacional dos Bancários (Contraf CUT) e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CONTEC) assinaram nesta terça-feira (10), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), […]
Leia mais