Presidente da Feeb SP/MS participa de debates sobre proteção dos trabalhadores na Organização Internacional do Trabalho (OIT)

07.06.2023

Discussões acontecem durante 111ª Conferência da OIT, em Genebra, na Suiça O presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia, representa a União Geral dos Trabalhadores (UGT), nos debates recorrentes sobre a proteção dos trabalhadores, que ocorrem nesta semana durante a 111ª Conferência da […]

Discussões acontecem durante 111ª Conferência da OIT, em Genebra, na Suiça

O presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia, representa a União Geral dos Trabalhadores (UGT), nos debates recorrentes sobre a proteção dos trabalhadores, que ocorrem nesta semana durante a 111ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suiça).

O evento debate a legislação trabalhista em nível global e reúne a presença de governos, empregadores e trabalhadores de todo o mundo.

No decorrer da semana, Zaia acompanha a Comisión de La Discusión Recurrente sibre La Protección de los Trabajadores (Comissão de Discussão Recorrente sobre a Proteção dos Trabalhadores). “Depois de dois dias de intensos debates, com a participação dos trabalhadores, empregadores e governos, constituiu-se uma comissão com oito representantes de cada segmento para elaborar a proposta de documento, que tem por base as conclusões e discussões havidas em defesa do trabalhador”, explica David Zaia.

Entre os temas destacados no debate estão a importância do salário mínimo, o fim da informalidade, a igualdade salarial entre homens e mulheres, a proteção aos jovens e imigrantes, o direito de se desconectar no caso de trabalho remoto, a fiscalização para o cumprimento das leis e resoluções da OIT, entre outros.

De acordo com o presidente, a expectativa é que o documento final direcione para a melhoria da proteção às condições dos trabalhadores em todo o mundo. Uma proposta será apresentada pela comissão até sábado (10), quando será possível incluir emendas e retornar a proposta ao plenário da comissão.

“Durante estes três primeiros dias tivemos a oportunidade de acompanhar os debates realizados e ver a importância da OIT, com o tripartismo para enfrentar a necessidade de garantias dos direitos dos trabalhadores neste mundo de intensas mudanças em que vivemos”, define o presidente da Feeb SP/MS.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados