Procon vai apurar se houve violação de dados bancários

27.08.2013

O Procon-SP abriu ontem uma apuração contra Bradesco, Banco do Brasil, Moip e Boa Vista Serviços, em reação à reportagem publicada pela "Folha S. Paulo" na segunda-feira. Segundo afirmou o jornal, falhas nos sistemas de segurança digital dessas empresas teriam exposto publicamente dados de milhões de pessoas. Os problemas foram levantados pelo analista de sistemas […]

O Procon-SP abriu ontem uma apuração contra Bradesco, Banco do Brasil, Moip e Boa Vista Serviços, em reação à reportagem publicada pela "Folha S. Paulo" na segunda-feira.

Segundo afirmou o jornal, falhas nos sistemas de segurança digital dessas empresas teriam exposto publicamente dados de milhões de pessoas. Os problemas foram levantados pelo analista de sistemas Carlos Eduardo Santiago. O Bradesco nega que existam "brechas" em seu site.

Para o Procon-SP, se esses problemas se confirmarem, os bancos, a Moip e a Boa Vista Serviços cometeram uma infração ao Código de Defesa do Consumidor. "Não existe no código um artigo específico sobre violação de dados, mas essas brechas podem se configurar em uma falha na prestação de serviço", afirma Márcio Marcucci, diretor de fiscalização do Procon-SP, citando o artigo nº 20 do código.

Hoje, Bradesco, Banco do Brasil, Moip e Boa Vista devem receber as notificações do Procon. A partir disso, têm um prazo de sete dias para respondê-la. Caso o Procon comprove alguma infração, as empresas podem ser multadas em até R$ 7 milhões cada.

Em nota, o Bradesco frisou que "não procede a informação de que existem 'brechas' no site do banco, deixando seus clientes em situação de vulnerabilidade", informou. A reportagem da Folha encontrou uma série de boletos bancários gerados pelo Bradesco visíveis a qualquer usuário da Internet, que expõem informações de clientes do banco, como CPF, nome, endereço, agência e número da conta, além do valor e do estabelecimento do pagamento em questão.

"Com relação à situação mencionada na matéria, trata-se de uma característica do meio de pagamento eletrônico, que não representa falha e nem vulnerabilidade. O ambiente de URL é seguro, pois não permite alteração do seu conteúdo e todas as possibilidades de obtenção de informações estão vedadas", afirmou o Bradesco em nota.

O Banco do Brasil informou ter corrigido "imediatamente", na própria sexta-feira, a falha apontada pelo analista. No BB, o defeito permitia a consulta de propostas de seguros residenciais feitas por correntistas por outros usuários do sistema. "O problema não teve associação com qualquer tipo de transação financeira. Portanto, não trouxe riscos para clientes. O BB avalia que o problema decorreu de atualizações constantes que visam o aprimoramento dos sites", declarou o banco em nota.

Já a Moip, que atua na cadeia de pagamentos eletrônicos, afirmou, em nota, que os boletos encontrados na internet foram disponibilizados pelos próprios lojistas, e não pela empresa. "Todas as 34 (trinta e quatro) URLs dos boletos, dos 250 mil feitos mensalmente, estão fora do ar", informou a Moip. A Boa Vista não se manifestou.

Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados