Projeto de lei que torna obrigatória a instalação de portas giratórias nos Bancos foi aprovado pelos vereadores na quinta-feira (16)

02.12.2020

A Câmara de São José dos Campos aprovou um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de portas giratórias nos bancos da cidade. Os números mostram que elas trouxeram mais segurança aos bancos, diminuíram os assaltos, mas por outro lado, geraram desconforto para muitos clientes. Por isso alguns bancos decidiram tirar as portas giratórias […]

A Câmara de São José dos Campos aprovou um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de portas giratórias nos bancos da cidade. Os números mostram que elas trouxeram mais segurança aos bancos, diminuíram os assaltos, mas por outro lado, geraram desconforto para muitos clientes. Por isso alguns bancos decidiram tirar as portas giratórias das novas agências.

É um equipamento de segurança, mas também uma máquina de constrangimento, afinal, quem já não foi barrado por uma porta giratória. Depois de muito incômodo e processos na Justiça por danos morais as portas giratórias começaram a sumir de algumas agências bancárias.

Em uma delas no centro de São José dos Campos é um exemplo. A porta é automática e abre com a aproximação da pessoa. Essa possível tendência preocupa o Sindicato dos Bancários. "Os criminosos, eles querem o dinheiro dos bancos, precisam acessar o cofre do banco para pegar esse dinheiro. Com a retirada da porta-giratória esse acesso vai ser mais facilitado. A porta-giratória é essencial para a preservação da vida dos bancários, dos seguranças que lá trabalham e do usuário das unidades bancárias", disse o diretor jurídico do sindicato, Marcus Palmeira.

Segundo o histórico da Federação Brasileira de Bancos a porta-giratória promoveu em 10 anos uma queda de 82% no número de assaltos à agências no Brasil. Em 2000 foram registrados 1.903 roubos no país, em 2010 foram 337. Apesar disso, o mecanismo nunca foi obrigatório.

Para funcionar, todas as agências devem ter um esquema de segurança aprovado pela Polícia Federal. São obrigatórios um vigilante armado e um sistema de alarme. Neste caso a porta giratória é um item opcional.

O Banco do Brasil e o Itaú já retiraram a porta em algumas agências no país. Outros bancos cogitam a possibilidade. "Como são criativos, tem outras maneiras de por segurança, de uma forma que não deixe os clientes esperando e passar por constrangimento", disse a cabeleireira Ilza Bete Soares Viana.

O projeto de lei aprovado pela Câmara proíbe que os bancos de São José dos Campos retirem a porta giratória na cidade. O projeto vai agora para a prefeitura, que tem 15 dias para sancionar ou não a lei.

Fonte: VNews

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados