
A Federação dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta terça-feira, 28, a sua proposta global: 6% de reajuste (aumento real de cerca de 0,7%) para todas as verbas salariais, inclusive PLR. A negociação trouxe avanços em relação à saúde, segurança bancária e igualdade de oportunidades.
Para Aparecido Roveroni, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul na mesa, a proposta global apresentada pelos bancos até contempla alguns dos principais eixos da Campanha Nacional, porém, é insuficiente. “Os 6% de reajuste não contemplam valorização do piso da categoria, aumento real e PLR maior”, afirmou.
Em relação a emprego, a Fenaban disse que o tema não deve ser incluído na Convenção Coletiva dos Bancários, podendo constar apenas no ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, e deve ser tratado por meio de acordos banco a banco.
Projeto-piloto para segurança bancária
Um dos primeiros temas debatido nesta mesa foi a questão da segurança bancária. Os bancos aceitaram a proposta de instituir um projeto-piloto conjunto para testar medidas de prevenção contra assaltos e sequestros e melhorar a segurança das agências. Eles propõem escolher uma grande cidade e definir um grupo de trabalho com especialistas em segurança e representantes do Comando Nacional e da Fenaban.
Igualdade de oportunidades
A Fenaban se comprometeu também em realizar um novo censo na categoria bancária para avaliar se as medidas em defesa da igualdade de oportunidades, contidas nos planos de ação dos bancos após a divulgação do Mapa da Diversidade, estão produzindo resultados.
Pela proposta dos bancos, o novo censo será planejado a partir de fevereiro de 2013 e aplicado no início de 2014.
Negociações continuam nesta quarta e quinta
As negociações sobre remuneração continuam nesta quarta-feira, 29, às 10h. Aparecido Roveroni ressalta que “é preciso continuar pressionando para que possamos conseguir um reajuste maior. Inclusive, os sindicatos devem prosseguir e intensificar as atividades da Campanha, pois os bancos têm condições de apresentar uma proposta melhor”.
Na quinta-feira, 30, terão continuidade as discussões sobre saúde e condições de trabalho.
Notícias Relacionadas
Pejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa
Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]
Leia maisPreços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%
Agência Brasil Bandeira vermelha na conta de luz pressionou IPCA para cima © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Versão em áudio O mês de junho foi marcado pela primeira queda no preço dos alimentos depois de 9 meses, o que ajudou a inflação oficial perder força pelo quarto mês seguido, fechando junho em 0,24%. No entanto, a […]
Leia maisImprensa internacional repercute tarifaço de Trump contra o Brasil
Agência Brasil Resposta de Lula ao anúncio da taxação também pautou veículos © DIVULGAÇÃO/PORTO DE SANTOS Versão em áudio Jornais de todo o mundo repercutiram a imposição de tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Em carta postada nas redes sociais e direcionada ao presidente […]
Leia mais