A Federação dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta terça-feira, 28, a sua proposta global: 6% de reajuste (aumento real de cerca de 0,7%) para todas as verbas salariais, inclusive PLR. A negociação trouxe avanços em relação à saúde, segurança bancária e igualdade de oportunidades.
Para Aparecido Roveroni, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul na mesa, a proposta global apresentada pelos bancos até contempla alguns dos principais eixos da Campanha Nacional, porém, é insuficiente. “Os 6% de reajuste não contemplam valorização do piso da categoria, aumento real e PLR maior”, afirmou.
Em relação a emprego, a Fenaban disse que o tema não deve ser incluído na Convenção Coletiva dos Bancários, podendo constar apenas no ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, e deve ser tratado por meio de acordos banco a banco.
Projeto-piloto para segurança bancária
Um dos primeiros temas debatido nesta mesa foi a questão da segurança bancária. Os bancos aceitaram a proposta de instituir um projeto-piloto conjunto para testar medidas de prevenção contra assaltos e sequestros e melhorar a segurança das agências. Eles propõem escolher uma grande cidade e definir um grupo de trabalho com especialistas em segurança e representantes do Comando Nacional e da Fenaban.
Igualdade de oportunidades
A Fenaban se comprometeu também em realizar um novo censo na categoria bancária para avaliar se as medidas em defesa da igualdade de oportunidades, contidas nos planos de ação dos bancos após a divulgação do Mapa da Diversidade, estão produzindo resultados.
Pela proposta dos bancos, o novo censo será planejado a partir de fevereiro de 2013 e aplicado no início de 2014.
Negociações continuam nesta quarta e quinta
As negociações sobre remuneração continuam nesta quarta-feira, 29, às 10h. Aparecido Roveroni ressalta que “é preciso continuar pressionando para que possamos conseguir um reajuste maior. Inclusive, os sindicatos devem prosseguir e intensificar as atividades da Campanha, pois os bancos têm condições de apresentar uma proposta melhor”.
Na quinta-feira, 30, terão continuidade as discussões sobre saúde e condições de trabalho.
Notícias Relacionadas
Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação
A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]
Leia maisFeeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa
Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]
Leia maisEleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia mais