Reclamações contra bancos crescem 9% em dezembro, segundo BC

15.01.2014

Por Eduardo Campos | Valor BRASÍLIA – O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro, de acordo com levantamento do Banco Central (BC). No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC. Entre os bancos com mais de […]

Por Eduardo Campos | Valor

BRASÍLIA – O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro, de acordo com levantamento do Banco Central (BC). No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.

Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o HSBC ficou na liderança em número de queixas pelo segundo mês seguido. Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.

O HSBC teve 127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro. O Santander seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes. O Banco do Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas 463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.

O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi de 1,29. Encerrando o “top five”, pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica Federal (CEF), com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06 milhões de clientes.

No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 444 ocorrências. Aqui, a Caixa segue líder, com 125 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99). O segundo maior número de reclamações esteve relacionado à cobrança irregular de tarifas, com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander. Já a prestação irregular de conta-salário aparece na sequência, com 231 queixas, sendo 93 referentes ao Santander. A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a liderança do Bradesco (54 queixas).

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale seguiu na liderança em dezembro. O BNP Paribas aparece em segundo, seguido por Bonsucesso, BMG e PanAmericano.

Entre as administradoras de consórcio, o Banco Central somou 13 reclamações no mês passado, mesmo número observado em novembro. As principais reclamações envolvem liberação de créditos e esclarecimentos incompletos.

Fonte: Valor Econômico 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados