Reestruturação Bradesco: Representantes dos empregados cobram compromisso com o emprego

04.03.2024

Em reunião com representantes do Banco, COE cobra explicações sobre reestruturação anunciada A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de sexta-feira (1º), com a direção do banco para cobrar explicações sobre a reestruturação, anunciada pelo novo presidente do banco, Marcelo Noronha, no dia 7 de fevereiro, em entrevista coletiva, […]

Em reunião com representantes do Banco, COE cobra explicações sobre reestruturação anunciada

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de sexta-feira (1º), com a direção do banco para cobrar explicações sobre a reestruturação, anunciada pelo novo presidente do banco, Marcelo Noronha, no dia 7 de fevereiro, em entrevista coletiva, sem qualquer negociação prévia com o movimento sindical.

Durante a reunião representantes dos empregados na COE reforçaram o número de 6 mil postos de trabalho a menos no sistema bancário, em 2023, o que levou a um cenário de sobrecarga de trabalho e adoecimento.

Lourival Rodrigues, presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, representou a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “A nossa maior preocupação é com a manutenção do emprego e com a saúde do bancário, especialmente para que não haja sobrecarga de trabalho o que, já sabemos, é algo que adoece o trabalhador”, pontuou.

Um resumo do plano estratégico anunciado pelo presidente foi apresentando pelos representantes do banco durante a reunião, apontando o resultado financeiro apresentado pelo em 2023 – como o lucro líquido recorrente de R$ 16,3 bilhões, que indica queda de 21,2% em relação ao ano anterior.

Em entrevista coletiva, em fevereiro, o presidente do banco também estipulou metas de digitalização, com a expectativa de levar 75% das transações feitas para a nuvem. Atualmente, cerca de 45% das transações da empresa são feitas na nuvem. Para atingir essa meta, Noronha prometeu uma expressiva contratação no setor de tecnologia de cerca de três mil pessoas.

O banco disse que essa é uma das ideias para o processo. Inclusive, deu exemplos que já aconteceram no ano passado, com um plano de estrutura e capacitação.

Lourival reforçou o compromisso do movimento sindical com os empregados. “Importante assegurar aos funcionários que nós do movimento sindical estaremos de olho nessa reestruturação, acompanhando seu impacto e fazendo a intervenção necessária para garantir emprego”, defende.

Questionado sobre a abertura de diálogo para tratar sobre o processo de reestruturação, o banco se comprometeu a manter o canal de comunicação aberto com o movimento sindical.

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados