Reforma trabalhista vai prestigiar a negociação coletiva, diz ministro do Trabalho

20.07.2016

Proposta será enviada ao Congresso este ano e tratará também de salário, afirmou Ronaldo Nogueira Ele disse que a proposta vai valorizar a negociação coletiva e tratar de salário e jornada. Nogueira comparou a CLT a uma “colcha de retalhos” por ter incorporado uma infinidade de decisões e súmulas ao longo dos anos, o que […]


Proposta será enviada ao Congresso este ano e tratará também de salário, afirmou Ronaldo Nogueira

Ele disse que a proposta vai valorizar a negociação coletiva e tratar de salário e jornada. Nogueira comparou a CLT a uma “colcha de retalhos” por ter incorporado uma infinidade de decisões e súmulas ao longo dos anos, o que ter gerado interpretações divergentes para juízes, empregados e trabalhadores.

"Vamos buscar construir um formato que prestigie a negociação, a convenção coletiva e que vai tratar da questão do salário e da jornada", disse o ministro, durante café da manhã com jornalistas.

Ele destacou que a reforma não vai “revogar direitos”. Sem entrar em detalhes, disse que a proposta não vai permitir parcelar férias e 13º salário, por exemplo. Questões relacionadas à saúde e segurança do trabalhador também não deverão ser flexibilizadas.

Nogueira fez questão de ressaltar que o governo não apresentará uma proposta fechada e que pretende construí-la a quatro mãos com os representantes dos trabalhadores.

O ministro disse ainda que o governo quer “aperfeiçoar” o projeto que trata da terceirização, que foi aprovado pela Câmara e que está no Senado.

Ele explicou que será criado um grupo de trabalho para definir o que são serviços especializados e que poderão ser terceirizados em contratos específicos — sem entrar na discussão sobre atividade fim ou atividade meio. Atualmente, a Justiça proíbe a terceirização na atividade fim.

"Você precisa definir primeiro o que são serviços especializados. Essa discussão de atividade fim e atividade meio é irrelevante nesse momento", disse o ministro, defendendo que o tema precisa ser enfrentado porque existem mais de 10 milhões de trabalhadores terceirizados e que na maioria dos casos, não há proteção e garantias.

Fonte: Época Negócios – Por Agência O Globo
FOTO: ZECA RIBEIRO / CÂMARA DOS DEPUTADOS

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados