Representantes da Feeb SP/MS participam da 24ª Conferência Nacional dos Bancários

13.06.2022

Conferência ocorreu de 10 a 12 de junho e aprovou Plano de Lutas e minuta de reivindicações  Representantes da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul participaram entre os dias 10 e 12 de junho da 24ª Conferência Nacional dos Bancários, que teve como tema  “Um país + justo pra gente, […]

Conferência ocorreu de 10 a 12 de junho e aprovou Plano de Lutas e minuta de reivindicações 

Representantes da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul participaram entre os dias 10 e 12 de junho da 24ª Conferência Nacional dos Bancários, que teve como tema  “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer”. O evento aconteceu em formato hibrido e contou com a participação de 936 delegadas e delegados.

Os debates foram realizados a partir dos anseios da categoria e da atual conjuntura nacional. Durante a Conferência, representantes da categoria aprovaram um plano de lutas e a minuta de reivindicações para a Campanha Nacional de 2022. O documento será agora, apresentado à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que se dê início às negociações.

Consulta Nacional 

As decisões resultaram dos Encontros e Conferências regionais e estaduais, e da participação do movimento sindical na Consulta Nacional, respondida entre os dias 26 de abril e 3 de junho, por mais de 35 mil trabalhadores de todo o Brasil. Entre as reivindicações levantadas como prioridades para a categoria para a campanha nacional 2022 estão: aumento real nas cláusulas econômicas, manutenção do emprego e dos direitos, combate ao assédio moral, saúde e condições de trabalho, igualdade de oportunidades e teletrabalho negociado. Os resultados foram apresentados durante a programação da 24ª Conferência Nacional dos Bancários.

“As decisões são frutos dos debates ocorridos em todo o país. Nossos sindicatos partiparam de forma ampla, tanto da consulta nacional como de todas as demais discussões. Os resultados objetivos foram construídos a partir da unificação dos anseios da categoria, debatidos democraticamente durante os Encontros Estaduais, em nossa Conferência Interestadual e agora nacionalmente. Somente unindo forças conseguiremos construir um Brasil mais justo e igualitário”, explica Reginaldo Breda, secretario geral da Feeb SP/MS.

De acordo com os dados obtidos pela Consulta Nacional, 84,3% da categoria acha muito importante eleger candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional, comprometidos com as pautas dos trabalhadores. Outros 12,2% classificaram como importante.

Programação 

A programação incluiu debates em torno da reconstrução do Brasil sem fome, com equidade, emprego digno, salário justo, investimentos em saúde e educação, democracia, soberania e valorização das empresas estatais e dos bancos públicos. O congresso contou com a participação do economista político Aloízio Mercadante (professor acadêmico e fundador do Partido dos Trabalhadores; foi ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil no governo Dilma Rousseff; foi também senador e deputado federal por São Paulo; atualmente, é presidente da Fundação Perseu Abramo).

“Nós, bancários, somos organizados e sabemos como fazer a luta. Mas, isso também nos dá a responsabilidade de olhar e fazer a nossa parte com relação à população brasileira, que sofre com o desemprego e a pobreza. É preciso eleger um Congresso progressista e um governo comprometido com o povo”, avaliou a presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Ana Stela, representante da Feeb SP/MS e integrante do Comando Nacional dos Bancários.

Aprovação 

O conjunto cláusulas da minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 foi aprovada por 99,1% das delegadas e delegados da conferência. Entre os pontos que foram votados separadamente, foi aprovada a reivindicação de aumento real de 5% de nos salários e demais cláusulas econômicas (INPC + 5%) e aumento maior para os vales refeição e alimentação.

Assembleias

A minuta de reivindicações e as resoluções aprovadas pela 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro serão analisadas em assembleias a serem realizadas por sindicatos dos bancários em todo o país nesta segunda (13) e terça-feira (14) e, após aprovada, será entregue à Fenaban na quarta-feira (15).

“Foi um excelente evento, com decisões fundamentais para o futuro do País. Conseguimos ratificar nossa pauta de reivindicações aprovada na Conferência Interestadual realizada em São José do Rio Preto. Apresentaremos à categoria em assembleia nesta terça-feira (14) e no próximo dia 15 faremos a entrega à Fenaban”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados