Representantes da Feeb SP/MS participam de negociação sobre metas com Comando Nacional

28.09.2023

Apesar de prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), alguns bancos ainda não pautaram o tema  O Comando Nacional dos Bancários e as Comissões de Organização dos Empregados (COEs) se reuniram nesta quarta-feira (27) para organizar as ações e dar andamento às resoluções aprovadas na 25ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A Federação […]

Apesar de prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), alguns bancos ainda não pautaram o tema 

O Comando Nacional dos Bancários e as Comissões de Organização dos Empregados (COEs) se reuniram nesta quarta-feira (27) para organizar as ações e dar andamento às resoluções aprovadas na 25ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A Federação dos Bancários de  São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) foi representada pelo presidente David Zaia e pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Lourival Rodrigues.

De acordo com os representantes, uma série de ações para implementar e avançar nas negociações específicas sobre cobrança de metas e combate ao adoecimento da categoria foram aprovadas. Na ocasião, também foram discutidas questões como a construção e a divulgação de campanhas para o fortalecimento das negociações coletivas e a importância do sindicato para a sociedade.

Bancários cobram por Menos Metas e Mais Saúde

Entre as principais ações a serem realizadas estão as manifestações para cobrar que os bancos negociem efetivamente as formas de estabelecimento de metas e de cobrança pelo seu cumprimento.

A cláusula 87 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, negociada na Campanha Nacional dos Bancários de 2022, determina que o tema sobre  metas e as formas de seu acompanhamento pelos bancos deveria ter sido incluído na pauta da primeira reunião de negociações de 2023 com as comissões de organização de empregados. De acordo com o movimento sindical, alguns bancos nem pautaram o tema, ou ainda, se negam a negociar.

Segundo dados da Consulta Nacional às bancárias e bancários de todo o país, realizada em julho de 2023, para 68% da categoria, a cobrança abusiva de metas causa preocupação constante com o trabalho; para 61% causa cansaço e fadiga constante; para 52% leva à desmotivação e vontade de não ir para o trabalho.

Com o objetivo de  denunciar os problemas causados à saúde dos bancários pela cobrança abusiva de metas, o movimento sindical realiza desde abril, a campanha Menos Metas, Mais Saúde. Uma nova Pesquisa de Saúde do Trabalhador Bancário, em parceria com o Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília, será realizada no próximo mês com o objetivo de compreender os modelos de gestão e as patologias do trabalho nos bancos.

Reforma sindical

Durante a reunião, também foi definido pelo Comando Nacional a realização de debates internos para formação dos dirigentes sindicais, bem como, ações e produção de textos, vídeos e outros materiais, reforçando a importância dos sindicatos para a defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia.

Reforma Tributária

Outra pauta prioritária definida pela categoria é a reforma tributária. O tema deverá ser reforçado nos próximos dias no site e redes sociais da Feeb SP/MS e seus sindicatos.

Os membros do Comando devem pautar a impressão da Cartilha e do Infopress pelos sindicatos de suas federações, assim como a distribuição dos vídeos e produção de textos e materiais de comunicação próprios de cada entidade.

Na reunião foi informado que, nesta quinta-feira (28), será realizado o “Seminário Reforma Tributária para um Brasil socialmente justo”.

Comitês de luta

O Comando Nacional dos Bancários também pediu empenho no fortalecimento dos comitês de luta dos trabalhadores do ramo financeiro, que devem contribuir, inclusive, com o debate sobre os temas acima.

As ações para dar andamento nas resoluções sobre a organização dos trabalhadores do ramo financeiro e sobre a democratização das plataformas digitais ficaram para ser debatidas na próxima reunião do Comando.

Contraf Cut,  com edição Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

União faz a força dos trabalhadores e consagra o “22 de Maio por mais Direitos” em Brasília

23/05/2024 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) foi representada pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Lourival Rodrigues, durante o 22 de Maio por Mais Direito, realizado ontem (22), em Brasília. O ato uniu a classe trabalhadora de todo o Brasil em […]

Leia mais

Dirigentes da base da Feeb-SP/MS recebem segundo módulo do curso de formação da Contraf-CUT

Programa trata da estruturação histórica das organizações sindicais e da luta dos trabalhadores O Curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), estreia o seu segundo módulo nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo […]

Leia mais

Bancários se preparam para Conferência Nacional da categoria

Consulta aos trabalhadores nas bases sindicais de todo o país e conferências estaduais e regionais servirão de subsídio para os debates nacionais que levarão à construção da pauta de reivindicações e da estratégia da Campanha Nacional 2024 Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 […]

Leia mais

Sindicatos filiados