Representantes da Feeb SP/MS prestigiam homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Bancários de Campinas

26.02.2024

Sessão na Câmara Municipal de Campinas celebrou a data com a presença de autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade Representantes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram da homenagem feita pela Câmara dos Vereadores de Campinas ao Sindicato dos Bancários de […]

Sessão na Câmara Municipal de Campinas celebrou a data com a presença de autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade

Representantes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram da homenagem feita pela Câmara dos Vereadores de Campinas ao Sindicato dos Bancários de Campinas e região. A solenidade reuniu autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade para celebrar os 70 anos de fundação da entidade.

Presidentes e diretores de diversos Sindicatos prestigiaram a homenagem
Secretário Geral Reginaldo Breda destaca pioneirismo do Sindicato de Campinas

Estiveram presentes representantes dos Sindicatos dos Bancários das cidades de Franca, Tupã, Araçatuba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Rio Claro, Sorocaba e Jaú.

O Secretário Geral da Feeb SP/MS, Reginaldo Breda, destacou o pioneirismo do Sindicato de Campinas. “É uma grandeza ter um sindicato ativo por 70 anos. Vale destacar os quadros políticos criados pelo sindicato com nomes de grande representatividade como David Zaia (deputado estadual por três mandatos), André Von Zuben (secretário municipal e vereador) e Afonso Lopes da Silva (vereador de Jaguariúna), todos ex-presidentes da entidade. Essa ascendência política é única entre os sindicatos não capitais que possuem, inclusive, assento no Comando Nacional. Além disso, destaca-se pelo alto índice de sindicalização, com 60% dos sócios, o que demonstra o empenho da diretoria junto à categoria”, disse o secretário.

David Zaia, presidente da Feeb SP/MS, parabeniza presidentes, diretores e bancários de Campinas e região pelo histórico de lutas e conquistas

O presidente da Feeb-SP/MS, ex-presidente do Sindicato, David Zaia, enviou um depoimento em vídeo, já que está fora do país, e expressou sua consideração: “É uma data para comemorar muito, pelos anos de participação em defesa da categoria e pela projeção nacional alcançada pela entidade. É uma satisfação participar desde o ano de 1974, quando cheguei em Campinas para ser bancário, me tornei associado e depois presidente. Cumprimento todos os presidentes que passaram, a atual presidência representada por Lourival, os diretores e os bancários de Campinas, que sempre mantiveram um alto nível de sindicalização e se dedicaram à luta da nossa categoria”, afirmou David Zaia.

Homenagem

A sessão presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB) foi iniciada com uma apresentação audiovisual que destacou a trajetória do Sindicato em defesa dos trabalhadores, desde a sua criação em 27 de fevereiro de 1954.

Presidente atual, Lourival Rodrigues, relembra trajetória e presta homenagem a todos que passaram pelo sindicato. Ex-presidente, Jeferson Boava também foi homenageado.
Autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade celebram os 70 anos do Sindicato

“Sempre digo que as entidades sindicais precisam ultrapassar barreiras e pensar não só na representação, mas na sociedade que desejam ter como modelo e ao olhar para trás, para nossa história, da qual faço parte nos últimos 30 anos, vejo um Sindicato que se preocupa com o bem-estar de todos”, discursou Lourival Rodrigues, presidente do sindicato.

O ex-presidente Jeferson Boava, que faleceu de Covid em 2020, também foi homenageado com todos entoando “Jeferson, Presente”.

“É igualmente importante lembrar que o Sindicato é o meio, mas que ele não se faz sozinho. O Sindicato é o coletivo e se fortalece na base, com o apoio e a sindicalização dos bancários. Essa união nos faz forte”, disse Lourival.

Exposição de fotos relembra os 70 anos de trajetória do Sindicato dos Bancários de Campinas

O evento contou, ainda, com a exposição “70 anos em 70 fotos” que reúne registros históricos da atuação do Sindicato desde a fundação. A mostra poderá ser visitada entre os dias 26/02 e 01/03, na sede do Sindicato (horário comercial); e a partir do dia 02/03, no Clube dos Bancários.

Feeb SP/MS, com informações Sindicato dos Bancários de Campinas.

Fotos: Júlio César Costa

Leia mais:

Sessão na Câmara Municipal de Campinas celebrou os 70 anos Sindicato

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados