Representantes dos empregados da Caixa e Fenae cobram solução para o equacionamento da Funcef

12.09.2023

A Funcef informou que está terminando um estudo para apresentar à patrocinadora e às entidades Representantes dos empregados da Caixa e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) se reuniram nesta segunda-feira (11) com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), para cobrar uma solução para minimizar os impactos nos benefícios dos participantes […]

A Funcef informou que está terminando um estudo para apresentar à patrocinadora e às entidades

Representantes dos empregados da Caixa e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) se reuniram nesta segunda-feira (11) com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), para cobrar uma solução para minimizar os impactos nos benefícios dos participantes dos fundos.

“É uma pauta que tratamos há muito tempo e que nos causa muita preocupação. Há um ano estamos na expectativa de uma solução, já que há uma nova gestão e um novo governo, e entendemos que já passou da hora de resolvermos essa questão que causa muito sofrimento aos participantes, especialmente aos aposentados”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

“Os equacionamentos vigentes comprometem boa parte dos salários dos empregados da ativa e muito mais nos proventos dos aposentados e pensionistas, como bem colocado pelos representantes dos empregados que participaram da reunião.  A FUNCEF e a CAIXA, mais do que explicar aos participantes o motivo de ainda não ter sido resolvida a questão do contencioso, precisam trazer propostas à mesa de negociação, para o efetivo início do pagamento pela CAIXA à FUNCEF desses valores”, comenta o representante da FEEB SP/MS, Tesifon Quevedo Neto.

A Funcef informou que está terminando um estudo para apresentar à patrocinadora e às entidades.

Contencioso

O diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros, também participou da reunião e questionou a Funcef sobre o motivo de não serem cobrados da Caixa os valores devidos do contencioso, medida que reduziria o montante do déficit da Fundação.

A Funcef informou que os departamentos jurídicos da Funcef e da Caixa têm se reunido para debater a questão. A Fundação quer que a Caixa inclua os valores referentes ao Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA) no acordo feito em 2013.

Outra cobrança das entidades foi a revisão do Estatuto, que ainda está em estudo na Fundação. De acordo com a Funcef, a Fenae e outras entidades serão convidadas para conhecer os pontos de possível alteração em breve.

Fonte: Fenae, com edições Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

Representantes da Feeb SP/MS prestigiam homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Bancários de Campinas

Sessão na Câmara Municipal de Campinas celebrou a data com a presença de autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade Representantes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram da homenagem feita pela Câmara dos Vereadores de Campinas ao Sindicato dos Bancários de […]

Leia mais

SANTANDER: Banco anuncia avanços em reunião com representantes dos funcionários

Negociações com a COE avança em medidas de benefício e capacitação O Santander anunciou nesta quinta-feira (22), durante a reunião com representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE) Santander, avanços em medidas que beneficiam os funcionários. O encontro ocorreu em formato híbrido e contou com a participação de representantes dos funcionários e do banco. […]

Leia mais

BB prioriza diversidade na expansão das Gepes

Mulheres, negros, indígenas e PcDs terão prioridade no programa que irá dobrar a rede de Gestão de Pessoas O Banco do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (21), um programa de expansão da rede de Gestão de Pessoas (Gepes). Durante a reunião com membros da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), o banco […]

Leia mais

Sindicatos filiados