Retomadas as mesas de Saúde e Prevenção de Conflitos

15.03.2017

Membros do Comando Nacional dos Bancários e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniram em São Paulo para realização das mesas temáticas de Saúde e Condições de Trabalho e de Prevenção de Conflitos, ocorridas dias 13 e 14 de março (segunda e terça-feira), respectivamente. As reuniões das comissões bipartites estão previstas na Convenção Coletiva […]

Membros do Comando Nacional dos Bancários e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniram em São Paulo para realização das mesas temáticas de Saúde e Condições de Trabalho e de Prevenção de Conflitos, ocorridas dias 13 e 14 de março (segunda e terça-feira), respectivamente.

As reuniões das comissões bipartites estão previstas na Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2016/2018 da categoria bancária e possuem um calendário de encontros definidos ano longo de 2017. Além destas duas mesas temáticas, existem ainda as de Segurança Bancária e Igualdade de Oportunidades.

Os assuntos tratados na reunião de Saúde e Condições de Trabalho foram a avaliação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o Programa de Desenvolvimento Organização para Melhoria Contínua das Relações de Trabalho (cláusula 59 da CCT).

PCMSO

A Fenaban se restringiu em discutir o questionário de avaliação pelos bancários do exame realizado junto ao médico da empresa. Os Sindicatos exigiram que outras questões referentes ao tema sejam discutidas, como por exemplo as condições de trabalho e os riscos à saúde dos bancários, visando a prevenção dos adoecimentos.

Para o representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na Comissão, Gustavo Frias. “o objetivo é a prevenção. Inclusive os sindicatos denunciaram que existem bancos que não estão convocando seus funcionários para exame de retorno após a alta do INSS. E isso não é tudo. Existem bancos que convocam os funcionários, mas se recusam em fornecer o resultado da consulta. No caso, se apto ou inapto”. Como o questionário de avaliação do PCMSO está incompleto, os sindicatos se comprometeram em apresentar propostas no prazo de 30 dias.

Desenvolvimento para melhoria das relações de trabalho

Já, sobre o Programa de Desenvolvimento Organizacional para Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, a Fenaban informou que ainda estão sendo realizadas reuniões setoriais entre os bancos e as COEs, mas que há reunião prevista para o mês de maio, específica sobre esse tema. Os Sindicatos exigiram a discussão da cobrança de Metas, fator responsável por índices cada vez maiores de adoecimentos na categoria bancária.

A próxima reunião da mesa de Saúde e Condições de trabalho está prevista para o dia 08 de maio.

Prevenção de conflitos

Na reunião sobre Prevenção de Conflitos em Ambiente de Trabalho, realizada na terça-feira (14), os bancos apresentaram os dados referente às denúncias efetuadas em 2016 pelos bancários via Protocolo de Conflitos em Ambiente de Trabalho tanto nos canais dos bancos, quanto via sindicatos e se comprometeram também em enviar a apresentação feita na reunião aos ao Comando Nacional.

Outros pontos debatidos: os representantes dos trabalhadores cobraram dos bancos a tipificação das cinco maiores incidências de denúncias dos trabalhadores nos canais dos bancos, com o objetivo de investir em prevenção dos conflitos e insistiram também na diminuição do prazo de apuração das denúncias.

A Próxima reunião da mesa temática está marcada para 17 de maio.

Foto: Contraf-CUT

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados