
Dirigentes sindicais funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) participaram na última quarta-feira (11/03), de reunião específica para tratar de assuntos pertinentes à instituição, convocada pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB – SP/MS).
A reunião tratou de assuntos, como: Caixa 100% pública, GDP – Gestão de Desempenho de Pessoas, promoção por mérito, Fórum sobre Condições de Trabalho, PAA – Plano de Apoio a Aposentaria, FUNCEF, entre outros.
Dentre as principais resoluções, ficou decidido ainda, que a Federação passaria a contar com o auxílio de um Comitê de Gestão de Informação da CEF a ser criado e que será composto pelos sindicatos: Campinas, Franca, Piracicaba, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.
O Comitê ficará responsável pela gestão e distribuição de informações pertinentes à instituição financeira e também pelo diálogo entre os sindicatos e a Federação.
Comissão paritária do PCS da Caixa debate promoção por mérito nesta terça
A comissão paritária do PCS da Caixa Econômica Federal se reúne nesta terça-feira (17), às 16h, em Brasília, para dar continuidade ao debate sobre os critérios da promoção por mérito de 2015.
Na reunião anterior, ocorrida em 24 de fevereiro, os empregados da Caixa obtiveram um importante avanço. É que a empresa, após pressão das entidades representativas, concordou em retirar o AV Caixa da proposta de sistemática para o ano-base de 2015. A inclusão da medida, como queria a Caixa, era uma forma de atrelar a promoção por mérito ao cumprimento de metas.
Desde o primeiro encontro neste ano, ocorrido em 28 de janeiro, que o banco defendia a mudança na metodologia da promoção por merecimento com o objetivo de vincular a avaliação dos empregados ao cumprimento de metas. A Caixa propôs a substituição do critério Avaliação de Múltiplas Fontes pelo AV Caixa.
A postura do banco foi contestada pelos dirigentes sindicais, que deixaram claro não abrir mão da manutenção da Avaliação por Múltiplas Fontes. A suspeita é de que o AV Caixa visa, sobretudo, reduzir o número de empregados aptos a receber a promoção por merecimento.
Diferentemente disso, porém, a avaliação por múltiplas fontes, defendida pelos empregados, faz o trabalhador participar ativamente. Esse mecanismo é mais democrático, porque todas as análises possuem o mesmo peso, levando a que os empregados avaliem a si próprios, aos colegas e aos gestores, ao mesmo tempo que são avaliados por eles.
Representantes dos trabalhadores
A bancada dos trabalhadores na comissão paritária é representada por Genésio Cardoso (Fetec/PR), Leonardo dos Santos Quadros (Fetec/SP), Marcelo Lopes de Lima (Feeb/SP-MS), Vanessa Sobreira Pereira (Sindicato de Brasília), Wandeir Souza Severo (Fetec/Centro-Norte) e Jefferson Tramontini (Sindicato do Ceará).
Fonte: Contraf-CUT com Fenae
Notícias Relacionadas
Feeb SP/MS denuncia demissões em massa e fechamento de agências no Dia Nacional de Luta no Itaú
Mobilizações ocorrem em agências de todo o país e também pelas redes sociais A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se soma à mobilização nacional desta terça-feira, 8 de julho, no Dia de Luta no Itaú, em protesto contra as demissões em massa, […]
Leia maisSuperCaixa, problemas no VPN e Vacina são pauta em reunião com a Caixa
Representantes das empregadas e empregados questionaram o banco sobre recentes problemas no acesso remoto, que impossibilitam o home office, e o “SuperCaixa”. Mesa também tratou sobre o Programa CaixaVerso, Saúde Caixa e outras pautas pendentes. O novo programa “SuperCaixa”, que acabou de ser anunciado pelo banco aos empregados, está dando o que falar nas unidades […]
Leia maisConferência interestadual define pauta que Federação levará à etapa nacional
Dirigentes de 22 sindicatos se reuniram em Marília para discutir emprego, tecnologia, saúde e organização da categoria MARÍLIA – Encerrada nesta quinta-feira (3.jul.2025), a Conferência Interestadual da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) aprovou o conjunto de reivindicações que será apresentado à 27ª […]
Leia mais