Reunião CEF: Federação terá Comitê de Informação formado por sindicatos

16.03.2015

Dirigentes sindicais funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) participaram na última quarta-feira (11/03), de reunião específica para tratar de assuntos pertinentes à instituição, convocada pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB – SP/MS). A reunião tratou de assuntos, como: Caixa 100% pública, GDP – […]

Dirigentes sindicais funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) participaram na última quarta-feira (11/03), de reunião específica para tratar de assuntos pertinentes à instituição, convocada pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB – SP/MS).

A reunião tratou de assuntos, como: Caixa 100% pública, GDP – Gestão de Desempenho de Pessoas, promoção por mérito, Fórum sobre Condições de Trabalho, PAA – Plano de Apoio a Aposentaria, FUNCEF, entre outros.
Dentre as principais resoluções, ficou decidido ainda, que a Federação passaria a contar com o auxílio de um Comitê de Gestão de Informação da CEF a ser criado e que será composto pelos sindicatos: Campinas, Franca, Piracicaba, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.
O Comitê ficará responsável pela gestão e distribuição de informações pertinentes à instituição financeira e também pelo diálogo entre os sindicatos e a Federação.

Comissão paritária do PCS da Caixa debate promoção por mérito nesta terça

A comissão paritária do PCS da Caixa Econômica Federal se reúne nesta terça-feira (17), às 16h, em Brasília, para dar continuidade ao debate sobre os critérios da promoção por mérito de 2015.

Na reunião anterior, ocorrida em 24 de fevereiro, os empregados da Caixa obtiveram um importante avanço. É que a empresa, após pressão das entidades representativas, concordou em retirar o AV Caixa da proposta de sistemática para o ano-base de 2015. A inclusão da medida, como queria a Caixa, era uma forma de atrelar a promoção por mérito ao cumprimento de metas.

Desde o primeiro encontro neste ano, ocorrido em 28 de janeiro, que o banco defendia a mudança na metodologia da promoção por merecimento com o objetivo de vincular a avaliação dos empregados ao cumprimento de metas. A Caixa propôs a substituição do critério Avaliação de Múltiplas Fontes pelo AV Caixa.

A postura do banco foi contestada pelos dirigentes sindicais, que deixaram claro não abrir mão da manutenção da Avaliação por Múltiplas Fontes. A suspeita é de que o AV Caixa visa, sobretudo, reduzir o número de empregados aptos a receber a promoção por merecimento.

Diferentemente disso, porém, a avaliação por múltiplas fontes, defendida pelos empregados, faz o trabalhador participar ativamente. Esse mecanismo é mais democrático, porque todas as análises possuem o mesmo peso, levando a que os empregados avaliem a si próprios, aos colegas e aos gestores, ao mesmo tempo que são avaliados por eles.

Representantes dos trabalhadores

A bancada dos trabalhadores na comissão paritária é representada por Genésio Cardoso (Fetec/PR), Leonardo dos Santos Quadros (Fetec/SP), Marcelo Lopes de Lima (Feeb/SP-MS), Vanessa Sobreira Pereira (Sindicato de Brasília), Wandeir Souza Severo (Fetec/Centro-Norte) e Jefferson Tramontini (Sindicato do Ceará).

Fonte: Contraf-CUT com Fenae
 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados