Santander lidera pela 7ª vez queixas contra bancos

17.09.2013

Pela sétima vez consecutiva, o Banco Santander foi apontado pelo Banco Central como o número um em reclamações de clientes em agosto. A pesquisa do governo leva em conta apenas instituições financeiras que possuem mais de 1 milhão de clientes. Dois bancos públicos, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, também integram a […]

Pela sétima vez consecutiva, o Banco Santander foi apontado pelo Banco Central como o número um em reclamações de clientes em agosto. A pesquisa do governo leva em conta apenas instituições financeiras que possuem mais de 1 milhão de clientes.

Dois bancos públicos, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, também integram a lista dos cinco mais criticados. Para chegar ao resultado, o Banco Central (BC) analisou todas as reclamações que chegaram ao órgão fiscalizador no mês passado. Destas, 2.195 foram julgadas procedentes, quantidade inferior à verificada em julho, de 2.335.

O Santander, que ocupa a liderança das reclamações, tem pouco mais de 23 milhões de clientes no Brasil e registrou em agosto índice de 1,81. Esse número leva em conta as reclamações consideradas procedentes pelo BC (419) divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil. Apesar de puxar a lista divulgada pelo BC, o Santander mostrou relativa melhora no mês passado em relação a seu índice de julho, que tinha sido de 2,64.

Na sequência do banco espanhol ficou o britânico HSBC, que tem 5,7 milhões de clientes e recebeu a "nota" 1,28. Na terceira posição está o Banco do Brasil, com 34,7milhões de correntistas. O índice marcado pela instituição financeira mais antiga do País foi de 1,18 no mês passado. Em seguida, ficou o Itaú, que tem 25,9 milhões de clientes e recebeu nota de 1,1.

Na quinta posição, a Caixa, com índice 0,8 entre seus 53,2 milhões de correntistas.

As reclamações mais comuns contra as instituições que chegaram ao BC foram débitos não autorizados (apontados por 358 correntistas), prestação do serviço conta salário de forma irregular (249), esclarecimentos incompletos ou incorretos a respeito da circular 3.289, reclamações e pedidos de Informações (207), e cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (202). Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Fonte: O Estado de S. Paulo

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários

Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]

Leia mais

Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]

Leia mais

Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE

Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]

Leia mais

Sindicatos filiados