
Na reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, realizado no dia 2 de junho, o Santander concordou em receber todos os pedidos de licença- remunerada (pijama) apresentados fora do prazo. O problema foi levantado pelo sindicato dos bancários de Campinas, filiado à Federação de SP e MS. Veja a seguir outros pontos debatidos.
INSS – O Santander confirmou que todos os funcionários afastados por mais de 15 dias para tratamento de saúde terão garantidos o recebimento dos salários até que a situação seja regularizada junto ao INSS.
Exame/ASO – Será reduzido o tempo de espera para a realização do exame de retorno. Hoje esse prazo pode chegar a 20 dias. Quanto à assinatura da ASO (guia onde consta aptidão ou não ao trabalho) em branco, o Santander informou que vai orientar as clínicas a solicitar a assinatura somente após o preenchimento do laudo.
Acompanhamento – O banco vai orientar o PAP, órgão de acompanhamento dos afastados que retornam ao trabalho, a ter uma postura mais pró-ativa.
PP e PR – A partir de agora o parecer sobre a situação do funcionário que passa pelo exame de retorno será emitido em até 15 dias. No período de espera para exame de casos de Pedido de Prorrogação (PP) e Pedido de Reconsideração (PR) o salário está assegurado.
Demissional – O Santander aceitou marcar novo exame demissional quando o funcionário, por
algum motivo, não puder comparecer na data marcada. E aqueles que forem remetidos ao GOE têm direito a uma cópia do processo.
Notícias Relacionadas
Itaú: Feeb SP/MS participa de manifestações contra o Assédio, Adoecimento e Demissões
Nesta quinta-feira (07), agências do Itaú em todo o país foram palco de manifestações realizadas por sindicatos dos bancários. O Objetivo foi levar ao conhecimento público as demissões em massa, fechamento de agências e cobranças abusivas de metas realizadas pelo Itaú. Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisAprovado Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho do Saúde Caixa com Maioria dos Votos dos Sindicatos
Empregados ativos, aposentados e pensionistas titulares do Saúde Caixa tiveram uma decisão importante na última terça-feira (5), em assembleias organizadas por sindicatos bancários de todo o Brasil. O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do plano de saúde foi aprovado por 73,6% dos sindicatos que participaram. No cômputo geral, 51,6% dos votantes se posicionaram […]
Leia maisBB: Justiça confirma liminar que impede extinção e mantém pagamento da função de caixa
Vitória do movimento sindical: Justiça avalia como ilegal alteração na forma de remuneração dos caixas A juíza Audrey Choucair Vaz, da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a liminar que impede o Banco do Brasil de extinguir a função de caixa. A decisão mantém o pagamento de gratificação e sua incorporação aos salários para […]
Leia mais