Saúde do trabalhador: comissão negociadora quer mais debates para avançar nas propostas para 2016

10.12.2015

Na última quarta (09), entidades sindicais participaram da reunião da mesa temática sobre Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora 2016, que retomou as negociações após a Campanha Nacional 2015. A intenção é que no próximo ano as propostas no campo da saúde estejam concluídas até o mês de maio e, portanto, um aprofundamento dos debates […]

Na última quarta (09), entidades sindicais participaram da reunião da mesa temática sobre Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora 2016, que retomou as negociações após a Campanha Nacional 2015. A intenção é que no próximo ano as propostas no campo da saúde estejam concluídas até o mês de maio e, portanto, um aprofundamento dos debates na área é o que os representantes dos trabalhadores bancários esperam e pretendem colocar em prática.

Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) no GT de Saúde, participou da reunião.

Foram tratados os seguintes assuntos: Programa de Reabilitação Profissional (clausula 44 da Convenção Coletiva de Trabalho), GT de Análise dos Afastamentos, que passará a ser permanente, assim como a cláusula 57 da CCT – que prevê o desenvolvimento de programas pelos bancos para a melhoria continua das relações e condições de trabalho – conquista da Campanha Nacional deste ano. Também foram discutidas, a participação e avaliação dos empregados no Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) e melhorias na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), uma vez que os bancos têm substituído as atividades presenciais pelo formato eletrônico sem negociação prévia com representantes dos trabalhadores.

Encaminhamentos

A Fenaban apresentará proposta de calendário de reuniões para o próximo no para as negociações da mesa temática de saúde e também da avaliação do Instrumento de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, os trabalhadores reivindicam que a duração da reunião seja estendida, das 09h às 17h, para que possibilitar o aprofundamento dos debates. Houve ainda, cobrança de implantação imediata das mesas de negociação com as COEs (Comissão de Organização dos Empregados).

Segundo a Fenaban, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, HSBC e Santander já assinaram o acordo aditivo referente à clausula 57 e cada banco deverá ser procurado separadamente para dar início aos trabalhos.

A comissão negociadora deverá daqui para frente procurar cada instituição financeira para implementação das mesas de debate e negociação para discutir principalmente as metas abusivas e a gestão dos bancos no que diz respeito à saúde do trabalhador, uma vez que os números de afastamentos por motivos de saúde nas áreas comerciais dos bancos não deixam dúvidas sobre a alta incidência de doenças e acidentes e de que é preciso atuar preventivamente, melhorando as condições de trabalho.

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados