Segunda rodada de negociação com a Fenaban termina sem avanços

16.08.2013

22 de agosto é Dia de Luta, com passeatas à noite. #VemPraLuta, bancário! No segundo dia da rodada de negociação sobre emprego, os bancos voltaram a frustrar os bancários e não apresentaram respostas para as principais reivindicações sobre terceirização, correspondentes bancários e igualdade de oportunidades. Na abertura da rodada, ontem, foram discutidos jornada, fim das […]

22 de agosto é Dia de Luta, com passeatas à noite. #VemPraLuta, bancário!

No segundo dia da rodada de negociação sobre emprego, os bancos voltaram a frustrar os bancários e não apresentaram respostas para as principais reivindicações sobre terceirização, correspondentes bancários e igualdade de oportunidades. Na abertura da rodada, ontem, foram discutidos jornada, fim das demissões e mais contratações, além de garantia de emprego, e os banqueiros também não apresentaram soluções. Leia aqui.

O Comando Nacional conclama a categoria a se mobilizar no próximo dia 22 de agosto, com a realização de passeatas a partir das 17h. A terceira rodada de negociação com a Fenaban ficou marcada para os dias 26 e 27 (segunda e terça), em São Paulo, quando serão discutidas as cláusulas econômicas.

Correspondente bancário

O Comando reafirmou na rodada desta sexta-feira, 16, que defende a universalização do atendimento bancário, com agências em todos os munícipios, sendo que onde não for possível a instalação de agências deve haver postos de atendimento com bancários prestando os serviços. A categoria reivindica ainda que os bancos não apliquem as resoluções do Conselho Monetário e do Banco Central, que permite que os correspondentes bancários prestem alguns serviços para as instituições financeiras.

Terceirização

Representantes dos bancários reforçaram a luta contra o PL 4330, que precariza as relações trabalhistas no país, ao permitir que qualquer serviço seja terceirizado, incluindo a atividade-fim, e reduz salários e direitos. A Fenaban insiste que o projeto de lei servirá para ‘purificar’ as empresas e que eles estão preocupados com a proteção dos trabalhadores.

Mudanças tecnológicas

O Comando reivindicou que seja constituída no prazo de até 45 dias a contar da data da assinatura da CCT uma comissão bipartite para discutir os impactos das mudanças tecnológicas no emprego. A Fenaban afirmou que não é possível discutir o assunto em uma mesa bipartite e apresentou a contraproposta de realização de um seminário sobre o tema.

Igualdade de oportunidade

Assim como nos debates sobre correspondes e terceirização, não houve avanço na discussão sobre igualdade de oportunidades. A categoria reivindica que os bancos adotem medidas preventivas para eliminar práticas discriminatórias; contratação de pelo menos 20% de trabalhadores afro-descendentes e que os bancos assumam o compromisso de democratizar o acesso aos critérios para promoções, por exemplo, garantindo que mulheres, negros, indígenas, homoafetivos e pessoas com deficiência tenham as mesmas condições de contração que os demais. O comando ainda cobrou a ampliação da licença paternidade, mas a Fenaban empurrou o assunto para a mesa temática.

Fonte: Feeb SP/MS

 

Notícias Relacionadas

Caixa terá processo seletivo para a escolha dos diretores da FUNCEF

Inscrições já foram iniciadas e seguem até a próxima quinta-feira (9/2) Os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos e Participações Societárias e Imobiliárias da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) serão escolhidos por meio de processo seletivo. O anúncio foi feito em edital publicado pela Caixa. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (3/2) e […]

Leia mais

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Sindicatos filiados