Selic cai, mas Brasil ainda é o terceiro país com maior juro real no mundo

19.07.2012

Com a redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com os maiores juros reais (taxa que desconta a inflação) do mundo. De janeiro de 2010 até março deste ano, o país se manteve no topo desta lista. Agora, a China encabeça […]

Com a redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com os maiores juros reais (taxa que desconta a inflação) do mundo.

De janeiro de 2010 até março deste ano, o país se manteve no topo desta lista. Agora, a China encabeça o ranking com juros reais de 3,7%, enquanto a taxa no Brasil baixou para os atuais 2,3%, terceira posição na lista.

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (11) a redução da Selic. Com a decisão, a taxa caiu para 8% ao ano, o menor patamar da série histórica iniciada em 1986.

O ranking dos juros reais é elaborado pela corretora Cruzeiro do Sul/Apregoa, com 40 das maiores economias do planeta. Da taxa básica, foi descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses.

Segundo Jason Vieira, analista internacional da Cruzeiro do Sul Corretora, um fato que fez com que o Brasil deixasse a primeira colocação foi o desaquecimento da demanda internacional, que reduz as projeções para a inflação na China e Rússia, as duas primeiras colocadas.

No Brasil, o índice de preços ao consumidor também vem desacelerando. Outra contribuição para a queda dos juros no Brasil é o processo consistente que o governo vem adotando para reduzir a Selic, umas das metas da presidente Dilma.

Segundo levantamento da corretora Cruzeiro do Sul, feito em colaboração com o analista de mercado da Weisul Agrícola, Thiago Davino, para que o Brasil deixasse a terceira colocação no ranking atual, seria necessário um corte de 0,75 ponto percentual nos juros. Assim, o país chegaria a uma taxa real de 2,1%, ficando atrás da China (3,7%), Rússia (3,5%) e também do Chile (2,2%). Neste cenário, a taxa brasileira seria de 2,1%.

Na lista dos países avaliados, mais da metade dos países citados, 22 no total, registram juro real negativo. Tanto que a taxa média geral dos 40 países analisados ficou em -0,4%. Os últimos lugares do ranking são ocupados por Hong Kong (-3,6%), Venezuela (-4,6%) e Cingapura (-4,7%).

Fonte: Folha.com  

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados