Sindicato coordena ato em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho em Piracicaba

29.04.2015

Na última terça-feira, 28, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, SindBan, coordenou o ato em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, realizado pelo Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba, Conespi, na praça José Bonifácio. Com carros de som, panfletos, faixas e esquete teatral, o ato mostrou a […]

Na última terça-feira, 28, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, SindBan, coordenou o ato em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, realizado pelo Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba, Conespi, na praça José Bonifácio. Com carros de som, panfletos, faixas e esquete teatral, o ato mostrou a importância da data e que a segurança faz a diferença no trabalho.

Junto com o SindBan, estiveram presentes os sindicatos de Piracicaba da Alimentação e Afins, dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário, dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça, dos Hoteleiros, do Comércio, dos Metalúrgicos, dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadoria e dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo. Além dos dirigentes sindicais, o ato também foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Piracicaba, Matheus Erler, autoridades da cidade e sociedade civil.

O presidente do Sindicato dos Bancários, vice-presidente do Conespi e também da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), vereador José Fernandes Antonio Paiva, coordenador do evento, alertou que a vida vale muito mais que o lucro e a ganância. “Em 2013, ocorreu um acidente de trabalho por hora em Piracicaba, sete trabalhadores foram vítimas fatais. Também no ano passado, mais de 700 mil trabalhadores sofreram acidentes no país. Mais que homenagem póstuma às vítimas, os sindicatos vieram sensibilizar, por meio de suas ações, sobre as condições de trabalho.”

Para Paiva, representar os trabalhadores é uma opção e honra. “A todos os funcionários, assessores e dirigentes sindicais, ao longo de suas atividades, preservem a vida e não deem prioridade ao lucro.”

A vice-presidente do SindBan, Angela Ulices Savian, frisou a infelicidade de estar mais um ano em luta para buscar soluções diminuam os acidentes de trabalho. “Temos o nosso Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como um dos mais atuantes, que mais se envolve com o movimento sindical, e mesmo assim, tivemos mais de 10 mil acidentes e sete vítimas fatais. Não podemos mais permitir que pessoas saiam para trabalhar e não retornem para as suas casas. Cabe aos dirigentes sindicais cobrarem tanto das empresas como do poder público para que se possa reduzir esse número.”

Angela lembrou do sério risco que os trabalhadores correm com a aprovação do PL 4330. “Hoje as empresas não têm responsabilidade com segurança, se esse projeto for aprovado será muito pior. Afaste o cálice da ganância, do lucro e vamos em busca da saúde, da segurança e da vida.”

Projeto municipal – Na segunda-feira, 27, foi aprovado na Câmara Municipal de Piracicaba, projeto de autoria de Paiva (PT), para instituir o Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Dia 28 de abril – Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adota o dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A escolha desta data foi obra do movimento sindical canadense, pois neste dia, em 1969, ocorreu a explosão de uma mina na cidade de Farminghton, nos Estados Unidos onde morreram 78 trabalhadores.

Fonte: Federação dos Bancários de Piracicaba e Região

Texto: Mariana Valadares 
Fotos: Elison Ferreira

 

Notícias Relacionadas

Conferência Interestadual aprova eixos para Conferência Nacional de 2024

Sindicatos dos Bancários debateram propostas e aprovaram pautas em defesa do trabalhador. Documento será apresentado em Conferência Nacional para discussão na Campanha Salarial de 2024 Delegações de 21 regionais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, para debater propostas que serão […]

Leia mais

Abertura da Conferência Interestadual da Feeb SP/MS conta com delegações de 21 regionais

  Primeiro dia de evento amplia visão sobre o futuro do Sistema Financeiro, Cenário Econômico Nacional e Avanço Tecnológico  A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) abriu nesta quinta-feira (11) a Conferência Interestadual dos Bancários de 2024. O tema central do evento deste ano é “Categoria […]

Leia mais

Proposta da Caixa para PcD é frustrante

Contudo, houve definição sobre pagamento dos deltas da promoção por mérito A proposta da Caixa Econômica Federal sobre redução de jornada e priorização de empregadas e empregados PcD, ou que tenham filhos de até seis anos com deficiência, frustrou a representação dos trabalhadores. “Na proposta do banco, somente há possibilidade de redução da jornada com […]

Leia mais

Sindicatos filiados