Sindicato de Franca participa de reunião com CONTEC e o banco Itaú

31.03.2015

O Sindicato dos Bancários de Franca e Região participou na última sexta-feira (27), em São Paulo, de reunião com o Itaú. O encontro foi agendado pela CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) e contou com a participação de dirigentes sindicais de todo o país. Logo no início da reunião, e em virtude […]

O Sindicato dos Bancários de Franca e Região participou na última sexta-feira (27), em São Paulo, de reunião com o Itaú. O encontro foi agendado pela CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) e contou com a participação de dirigentes sindicais de todo o país.

Logo no início da reunião, e em virtude da complexidade do tema saúde e de suas inúmeras demandas, a CONTEC reivindicou ao banco que seja agendada uma negociação específica sobre o assunto no mês de abril. Os representantes da empresa se comprometeram a marcar a reunião com o diretor da área e informarão em breve a CONTEC.

O banco informou que o reembolso do valor das consultas foi alterado de R$ 80,00 para R$ 150,00 e que a data base para alterar a categoria do plano de saúde é março, ou seja, os funcionários têm até esta terça-feira (31) para fazer qualquer mudança. O Itaú manifestou o desejo de alterar o plano de saúde dos novos funcionários, porém sem dar maiores detalhes da mudança. Este assunto também fará parte da pauta da reunião específica sobre saúde.

Os representantes da CONTEC questionaram o banco a respeito das revistas que os funcionários estão sendo submetidos em alguns locais de trabalho.
O banco afirmou que trata-se da implantação de um projeto piloto denominado “Saída Segura”, que está sendo testado em agências Personnalité. Segundo o Itaú, o projeto visa proteger a integridade dos funcionários contra sequestros, pois impede que os trabalhadores saiam das agências com grandes quantias em dinheiro. Os representantes dos funcionários afirmaram que a revista a que os empregados são submetidos causa grandes constrangimentos e provoca sentimento de humilhação. Após várias ponderações sobre o assunto, o banco se comprometeu a encaminhar para a CONTEC uma cartilha do projeto, contendo os procedimentos que gestores e seguranças são orientados a adotarem visando à segurança do funcionário, mas ao mesmo tempo, evitar situações constrangedoras.

Ainda sobre o tema segurança, o banco informou que em breve as agências serão dotadas de câmeras de monitoramento nas áreas externas e que uma reunião específica sobre o assunto também será agendada para o mês de abril.

Sobre as demissões que continuam ocorrendo em grande número no Itaú, o banco argumentou que tratam-se de casos relacionados a desempenho, não descartando também o fechamento de agências deficitárias. “É lamentável que o Itaú, banco que registrou o maior lucro em 2014, não valorize o trabalho e esforço de seus funcionários, adotando a nefasta prática de demitir e fechar agências quando melhor lhe convier”, disse o diretor do Sindicato Aguinaldo Bernabé, que participou da reunião acompanhado do vice-presidente Osório Carbone e dos diretores José Maria e Denizar Paixão (Batata).
Será agendada uma negociação em breve para discutir o PCR.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Franca e Região

 

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados