Sindicato de Piracicaba comemora 54 anos de lutas e conquistas

22.10.2013

O dia 22 de outubro é uma data histórica para o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN), pois celebra sua fundação, e em 2013, completa 54 anos de lutas e muitas conquistas para a categoria. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba foi criado em 22 de outubro de 1959 por um grupo de […]

O dia 22 de outubro é uma data histórica para o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN), pois celebra sua fundação, e em 2013, completa 54 anos de lutas e muitas conquistas para a categoria.

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba foi criado em 22 de outubro de 1959 por um grupo de bancários liderado por Gelson Aparecido Diniz (Bradesco), sendo que em 1961 a Associação foi transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar. Em 1965, o Sindicato foi assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comandou a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que presidiu o Sindicato até 1976. Neste ano, Villar retornou a presidência do SINDBAN, ficando até 1986.

Em 1986 a entidade indicou o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, que com apenas 27 anos, foi lançado como presidente. Sua indicação aconteceu por ter se destacado em uma forte atuação do movimento “Ano do Despertar Coletivo”, em 1983, e por ter sido peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

Desde então, o Sindicato assumiu definitivamente sua vocação e ao longo desses anos passou a ter uma atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimentos, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, junto à campanha pela duplicação da Rodovia SP 304, contra a construção da hidrelétrica Carioba II, contra o fim da filantropia do Hospital Fornecedores de Cana, contra o Nepotismo, contra a instalação de mais um presídio em Piracicaba, além de diversas campanhas do agasalho e alimentos.

É importante destacar ainda, que nestes 54 anos o Sindicato vem lutando em prol de melhores condições de vida dos trabalhadores bancários, bem como tem participado ativamente de todas as instâncias democráticas existentes em Piracicaba como Conselhos, Comissões e Organizações que fomentem o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os trabalhadores e cidadãos em geral.

Pioneiro em importantes lutas da classe trabalhadora, o envolvimento deste Sindicato abrange diversas instâncias e temáticas, desde questões de segurança, saúde, meio ambiente, educação e cidadania, cultura, esportes, emprego e renda, e a luta por igualdade de oportunidades.

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região representa cerca de 2.500 bancários, que trabalham e residem em 22 cidades da região: Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereira, Jumirim, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d’Oeste, Maristela e Conchas.

Fonte: SINDBAN

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados