
O Sindicato dos Bancários fechou as quatro agências do banco HSBC em São José do Rio Preto em protesto contra as demissões que vem ocorrendo nessa instituição bancária. O movimento faz parte do Dia Nacional de Luta dos Funcionários, que exige que o HSBC respeite o Brasil, seus clientes e os 23 mil funcionários do banco.
Segundo Edemilson Favaron, diretor do Sindicato, a situação dos funcionários nunca esteve tão ruim desde que o HSBC adquiriu o Bamerindus e vem atuando há 17 anos no Brasil. O banco inglês não oferece, segundo os sindicalistas, os serviços de atendimento com a qualidade e respeito que seus clientes e usuários merecem. Por isso, ocorrem filas, demora no atendimento e na solução dos problemas.
Apesar de figurar em primeiro lugar no ranking, feito pela revista “Financial Times”, como um dos maiores bancos do mundo, acumulando patrimônio de 27,5 bilhões de dólares e lucro de 16,2 bilhões no ano passado, a política do HSBC no Brasil é a de reduzir custos. Somente nos três primeiros meses deste ano, 20 agências já foram fechadas no país e 142 funcionários dispensados.
Para aumentar ainda mais as incertezas, o HSBC iniciou mais um processo de mudanças no Brasil, que deve gerar ainda mais demissões, com a transformação de agências convencionais nas chamadas “agências de negócios”, com menor estrutura e praticamente sem funcionários para atender o público.
Em São José do Rio Preto o Sindicato fechou, durante todo o dia, o atendimento das agências do HSBC do centro, da avenida Nossa Senhora da Paz e da avenida Bady Bassitt. Ao todo cerca de 100 funcionários dessas agências ficaram sem atender o público.
Notícias Relacionadas
Financiários iniciam debates sobre PLR 2025 e perfil da categoria
O Coletivo Nacional dos Financiários se reuniu com a Fenacrefi nesta quarta-feira (26) para dar início às discussões sobre possíveis ajustes na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2025. Além disso, foi criada uma comissão paritária que conduzirá uma pesquisa inédita para traçar o perfil dos financiários, trazendo informações estratégicas para futuras negociações e melhorias […]
Leia maisFeeb SP/MS participa de mesa temática sobre Igualdade da Mulher Bancária
Mesa temática reuniu representantes da CONTEC e da FENABAN para debater a equidade de gênero no setor bancário e definir o calendário de negociações para 2025. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) esteve presente, nesta terça-feira (26/3), na segunda mesa temática de negociação entre a […]
Leia maisFEEB-SP/MS discute planejamento estratégico e ações institucionais
O presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia, junto com a vice-presidente, Ana Stela, o secretário geral, Reginaldo Breda e os diretores financeiros, Antônio Paiva e Edilson Julian, se reuniram nesta quarta-feira (26), para discutir o planejamento estratégico da entidade. Entre os assuntos […]
Leia mais