Sindicato de Rio Preto fecha agências do HSBC em protesto contra demissões

23.04.2014

  O Sindicato dos Bancários fechou as quatro agências do banco HSBC em São José do Rio Preto em protesto contra as demissões que vem ocorrendo nessa instituição bancária. O movimento faz parte do Dia Nacional de Luta dos Funcionários, que exige que o HSBC respeite o Brasil, seus clientes e os 23 mil funcionários […]

 

O Sindicato dos Bancários fechou as quatro agências do banco HSBC em São José do Rio Preto em protesto contra as demissões que vem ocorrendo nessa instituição bancária. O movimento faz parte do Dia Nacional de Luta dos Funcionários, que exige que o HSBC respeite o Brasil, seus clientes e os 23 mil funcionários do banco.

Segundo Edemilson Favaron, diretor do Sindicato, a situação dos funcionários nunca esteve tão ruim desde que o HSBC adquiriu o Bamerindus e vem atuando há 17 anos no Brasil. O banco inglês não oferece, segundo os sindicalistas, os serviços de atendimento com a qualidade e respeito que seus clientes e usuários merecem. Por isso, ocorrem filas, demora no atendimento e na solução dos problemas.

Apesar de figurar em primeiro lugar no ranking, feito pela revista “Financial Times”, como um dos maiores bancos do mundo, acumulando patrimônio de 27,5 bilhões de dólares e lucro de 16,2 bilhões no ano passado, a política do HSBC no Brasil é a de reduzir custos. Somente nos três primeiros meses deste ano, 20 agências já foram fechadas no país e 142 funcionários dispensados.

Para aumentar ainda mais as incertezas, o HSBC iniciou mais um processo de mudanças no Brasil, que deve gerar ainda mais demissões, com a transformação de agências convencionais nas chamadas “agências de negócios”, com menor estrutura e praticamente sem funcionários para atender o público.
Em São José do Rio Preto o Sindicato fechou, durante todo o dia, o atendimento das agências do HSBC do centro, da avenida Nossa Senhora da Paz e da avenida Bady Bassitt. Ao todo cerca de 100 funcionários dessas agências ficaram sem atender o público.
 

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