Sindicato de São José dos Campos e Região lança Campanha contra o Assédio Moral

21.06.2016

O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região lançou hoje, (21), em várias agências de São José dos Campos, a Campanha Contra o Assédio Moral nos Bancos. A diretoria do Sindicato realizou reuniões nas agências e distribuiu a cartilha "Assédio moral em Estabelecimentos Bancários", produzida pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da […]

O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região lançou hoje, (21), em várias agências de São José dos Campos, a Campanha Contra o Assédio Moral nos Bancos.

A diretoria do Sindicato realizou reuniões nas agências e distribuiu a cartilha "Assédio moral em Estabelecimentos Bancários", produzida pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O MPT desenvolveu esta cartilha para o setor bancário devido aos alarmantes números de ocorrências, com repercussão inclusive de inquéritos civis e ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo estatísticas o problema atinge mais de 66% dos bancários.

O combate à pressão e ao assédio moral é hoje uma das principais preocupações da categoria. Essa violência vem aumentando ano a ano, comprometendo a saúde dos trabalhadores. Desde 2011, os bancários contam com um importante instrumento, na Convenção Coletiva de Trabalho, que visa coibir o assédio moral, porém esse mal continua entranhado em nossa categoria, para combater é preciso muita luta e informação.

“É de fundamental importância elaborar campanhas como esta, que esclarece e encoraja os bancários a enfrentarem o ambiente hostil e a prática do assédio moral no ambiente de trabalho”, disse o presidente do Sindicato, Geraldo Soares dos Santos.

Durante toda a semana o Sindicato visitará agências da região, amanhã a diretoria estará em Caraguatatuba, São Sebastião e Campos do Jordão, na quinta-feira em Jacareí.

Clique aqui e acesse a cartilha "Assédio moral em Estabelecimentos Bancários".

Fonte e fotos: Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados