Sindicato dos Bancários de Campinas completa 70 anos e receberá homenagem na Câmara da cidade

21.02.2024

Sessão solene na Câmara de Vereadores será realizada nesta quinta-feira (22). Evento terá exposição de fotos históricas das lutas da entidade O plenário da Câmara dos Vereadores de Campinas realizará, nesta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, cuja data de fundação foi 27 […]

Sessão solene na Câmara de Vereadores será realizada nesta quinta-feira (22). Evento terá exposição de fotos históricas das lutas da entidade

O plenário da Câmara dos Vereadores de Campinas realizará, nesta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, cuja data de fundação foi 27 de fevereiro de 1954.

Ato do 1° de maio de 2023. Lourival Rodrigues (Presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas)

O evento, que além da sessão presidida pelo presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB), contará com uma exposição e fotos, será aberto aos trabalhadores, e terá a presença da atual diretoria atual do Sindicato, ex-dirigentes, representantes das Centrais Sindicais e demais entidades de representação dos trabalhadores e de autoridades políticas.

“O Sindicato faz parte da luta em prol dos trabalhadores desde 1954, estando à frente de diversas negociações coletivas e assumindo um papel essencial na construção de melhores condições laborais”, destaca Lourival Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato.

“Ficamos honrados com a iniciativa da Câmara dos Vereadores e vemos nesta sessão uma oportunidade de exaltar a trajetória do Sindicato e dos bancários sindicalizados que nos permitiram chegar até aqui. Hoje temos orgulho de uma convenção coletiva de trabalho exemplar e seguimos na luta”, completa Lourival.

Exposição de fotos

Em comemoração a data, o local também sediará a exposição 70 anos em 70 fotos com imagens do acervo fotográfico do Sindicato. São registros de fatos marcantes entre os quais o Encontro Nacional dos Bancários, em 1985, quando Campinas recebeu 10 mil trabalhadores na Avenida Moraes Salles e foi aprovada uma greve nacional.

Outra recordação é a assinatura, em 1997, do acordo entre o Sindicato e o Itaú que criou a Comissão Permanente de Soluções de Conflitos Individuais (atual Comissão de Conciliação Voluntária), precedendo a Lei nº 9.958, de 12/01/2000, que estabeleceu a Comissão de Conciliação Prévia (CCP).

Passeata realizada em Campinas, em defesa da Campanha Salarial, durante a greve nacional, em 1985

“São muitas histórias até aqui e que nos permitem refletir sobre o futuro da categoria bancária, lembrando que atualmente 80% das transações bancárias são feitas virtualmente (de acordo com dados do Dieese) e que cada vez mais vemos fechamento das agências físicas. Assim, comemorar o aniversário é também uma oportunidade de refletir sobre o que vem pela frente”, avalia Lourival.

Serviço:

Sessão Solene 70 anos do Aniversário do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região – Quinta-feira, dia 22/02, às 19h, no Plenário da Câmara dos Vereadores (Avenida da Saudade, 1004).

Fonte: Bancários de Campinas, com edição Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados