Sindicato dos Bancários de Campinas completa 70 anos e receberá homenagem na Câmara da cidade

21.02.2024

Sessão solene na Câmara de Vereadores será realizada nesta quinta-feira (22). Evento terá exposição de fotos históricas das lutas da entidade O plenário da Câmara dos Vereadores de Campinas realizará, nesta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, cuja data de fundação foi 27 […]

Sessão solene na Câmara de Vereadores será realizada nesta quinta-feira (22). Evento terá exposição de fotos históricas das lutas da entidade

O plenário da Câmara dos Vereadores de Campinas realizará, nesta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, cuja data de fundação foi 27 de fevereiro de 1954.

Ato do 1° de maio de 2023. Lourival Rodrigues (Presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas)

O evento, que além da sessão presidida pelo presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB), contará com uma exposição e fotos, será aberto aos trabalhadores, e terá a presença da atual diretoria atual do Sindicato, ex-dirigentes, representantes das Centrais Sindicais e demais entidades de representação dos trabalhadores e de autoridades políticas.

“O Sindicato faz parte da luta em prol dos trabalhadores desde 1954, estando à frente de diversas negociações coletivas e assumindo um papel essencial na construção de melhores condições laborais”, destaca Lourival Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato.

“Ficamos honrados com a iniciativa da Câmara dos Vereadores e vemos nesta sessão uma oportunidade de exaltar a trajetória do Sindicato e dos bancários sindicalizados que nos permitiram chegar até aqui. Hoje temos orgulho de uma convenção coletiva de trabalho exemplar e seguimos na luta”, completa Lourival.

Exposição de fotos

Em comemoração a data, o local também sediará a exposição 70 anos em 70 fotos com imagens do acervo fotográfico do Sindicato. São registros de fatos marcantes entre os quais o Encontro Nacional dos Bancários, em 1985, quando Campinas recebeu 10 mil trabalhadores na Avenida Moraes Salles e foi aprovada uma greve nacional.

Outra recordação é a assinatura, em 1997, do acordo entre o Sindicato e o Itaú que criou a Comissão Permanente de Soluções de Conflitos Individuais (atual Comissão de Conciliação Voluntária), precedendo a Lei nº 9.958, de 12/01/2000, que estabeleceu a Comissão de Conciliação Prévia (CCP).

Passeata realizada em Campinas, em defesa da Campanha Salarial, durante a greve nacional, em 1985

“São muitas histórias até aqui e que nos permitem refletir sobre o futuro da categoria bancária, lembrando que atualmente 80% das transações bancárias são feitas virtualmente (de acordo com dados do Dieese) e que cada vez mais vemos fechamento das agências físicas. Assim, comemorar o aniversário é também uma oportunidade de refletir sobre o que vem pela frente”, avalia Lourival.

Serviço:

Sessão Solene 70 anos do Aniversário do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região – Quinta-feira, dia 22/02, às 19h, no Plenário da Câmara dos Vereadores (Avenida da Saudade, 1004).

Fonte: Bancários de Campinas, com edição Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados