Sindicato dos Bancários de Piracicaba fecha agências do Itaú em Dia de Luta

28.05.2013

As agências do Banco Itaú de Piracicaba que trabalham com horário estendido não abriram nesta segunda-feira, 27. A paralisação foi organizada pelo SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) pelo fim do horário estendido nas agências. O dia 27 de maio foi definido como o Dia de Luta do Banco Itaú e sindicatos e […]

As agências do Banco Itaú de Piracicaba que trabalham com horário estendido não abriram nesta segunda-feira, 27. A paralisação foi organizada pelo SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) pelo fim do horário estendido nas agências.

O dia 27 de maio foi definido como o Dia de Luta do Banco Itaú e sindicatos e sindicatos de todo o país ralizaram paralisações nas agências do Itaú. Mesmo com chuva, funcionários e diretores do SINDBAN foram até as agências antes do horário de abertura das portas e informaram funcionários e gerentes sobre a paralisação e que a agência não abriria durante o dia.

O protesto ocorreu por conta da extensão do horário de atendimento em diversas agências, sobrecarregando os funcionários e trazendo consequências diretas no emprego, jornada e organização de trabalho, afetando principalmente a qualidade de vida dos trabalhadores. O projeto foi implantado de forma unilateral e sem transparência, fragilizando ainda a segurança de bancários e clientes.

Os diretores repassaram aos funcionários das agências paralisadas a minuta aprovada no Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais, onde constam as propostas e ações para a Campanha Salarial 2013. Entre as principais reivindicações está a de contratação de mais funcionários e a implantação do segundo turno. “Não estamos protestando contra o horário estendido destas agências, mas solicitando mais funcionários e o segundo turno para que não sobrecarregue os existentes, dando condições dignas de trabalho a eles”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Marcelo Abrahão.

BANCO – O Itaú fechou 7.935 postos de trabalho somente no ano passado. Desde 2011, os cortes já chegam a 13.699 postos. Enquanto isso, o lucro líquido do Itaú em 2012 passou dos R$ 14 bilhões.

Em 2013, o banco lucrou R$ 3,5 bilhões no primeiro trimestre. Já o emprego foi reduzido ainda mais, com o corte de 708 postos de trabalho.

Fonte: SIndicato de Piracicaba

Notícias Relacionadas

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

Sindicatos filiados