Sindicato dos Bancários de Santos alerta clientes para greve a partir do dia 19

17.09.2013

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região está passando nas portas das agências bancárias da região com carro de som para avisar que os bancários vão entrar em greve, dia 19, nesta quinta-feira, por tempo indeterminado porque os banqueiros oferecem reajuste de 6,1%, índice abaixo da inflação, assediam e demitem bancários (as) […]

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região está passando nas portas das agências bancárias da região com carro de som para avisar que os bancários vão entrar em greve, dia 19, nesta quinta-feira, por tempo indeterminado porque os banqueiros oferecem reajuste de 6,1%, índice abaixo da inflação, assediam e demitem bancários (as) para bater metas, arrocham salários e estão pressionando deputados para retirar direitos dos trabalhadores com a terceirização.

Por outro lado, os bancos ganharam 30 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, aumentando os juros cobrados da população e demitindo trabalhadores. Os clientes são obrigados a esperar horas nas filas, os bancários acumulam funções e os banqueiros se divertem com os lucros gigantescos.

Esta situação vai piorar se o Projeto de Lei 4330, da terceirização e de interesse do empresariado, for aprovado no CONGRESSO NACIONAL. Isto será um desastre na vida dos bancários e de todos os trabalhadores.

A proposta visa escancarar o uso de trabalhadores terceirizados em diversos setores e reduzir direitos. Segundo estudos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), quem trabalha em firmas terceirizadas:

– Recebe salário 27% menor que o contratado direto;
– Tem jornada semanal de 3 horas a mais;
– Permanece 2,6 anos a menos no emprego do que um trabalhador contratado diretamente;
– A rotatividade é maior – 44,9% entre os terceirizados, contra 22% dos diretamente contratados;
– A cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre os trabalhadores terceirizados. O número de óbitos no local de ofício é cinco vezes maior do que entre os contratados diretos, nos setores petrolífero e elétrico.

Por tudo isso, os bancários estão em greve e convocam a população e os trabalhadores a protestar contra o desemprego, a falta de bancários para atendê-lo, a cobrança de juros altos e o massacre dos trabalhadores (as) com a terceirização.

Todos os bancários estão convocados

Assembleia de organização da greve nesta quarta-feira, dia 18, na Av. Washington Luiz, 140, na sede do Sindicato, às 19h. 

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados