
Da mesma forma que o Itaú, segue agora o HSBC, com a intenção de criar os famigerados “Escritórios de Negócios” – agências sem funcionários caixas. Informada da idéia do banco, a diretoria do sindicato se reuniu com a superintendência regional do banco em Sorocaba e ouviu a confirmação de que o HSBC pretendia fazer as mudanças já no mês de julho, mas por motivos desconhecidos, a data foi adiada para setembro. No Itaú, o novo modelo de agência é mais radical: prevê a ausência de funcionários caixas, vigilantes e porta automática. Já o HSBC alega que tirará apenas os funcionários caixas.
“Mas não podemos nos enganar, pois o HSBC quer o mesmo que o Itaú, porém, passo a passo, até atingir a excelência do escritório de negócios” alerta Marcos Valério Viana, funcionário do HSBC e diretor do sindicato. No dia 15 de julho, um abaixo-assinado foi feito nas agências do HSBC em Sorocaba, colhendo centenas de assinaturas de clientes contra o modelo intentado pelo banco. “queremos mostrar que o cliente não quer este tipo de agência, que só é boa para o banco”, diz Marcos.
Marcos esteve em Curitiba no início de julho e, em conversa no Sindicato dos Bancários de lá, ficou sabendo que na capital paranaense o escritório de negócios já é uma realidade. “Em Curitiba já existem agências nesse molde no Itaú, HSBC e até no Bradesco. Também protocolamos um documento e enviamos cópia ao RH do HSBC em Curitiba, questionando quais as mudanças pretendidas pelo banco e aguardamos respostas”, esclarece Marcos.
Juliana Alonço – Sindicato dos Bancários de Sorocaba
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