Sindicatos cobram dos bancos aumento da segurança sanitária

19.01.2022

Em reunião com os bancos, Comando Nacional cobrou o retorno do home office e o reforço dos protocolos de saúde O Comando Nacional dos Bancários cobrou ontem (18) medidas para reduzir a propagação e o contágio da população pelo vírus da Covid-19 e suas variantes. Em reunião com os bancos, a representação dos trabalhadores enfatizou […]

Em reunião com os bancos, Comando Nacional cobrou o retorno do home office e o reforço dos protocolos de saúde

O Comando Nacional dos Bancários cobrou ontem (18) medidas para reduzir a propagação e o contágio da população pelo vírus da Covid-19 e suas variantes.

Em reunião com os bancos, a representação dos trabalhadores enfatizou a importância do aumento dos protocolos de segurança sanitária para garantir a saúde e a vida da categoria, assim como reduzir a propagação e o contágio da população pelo vírus da Covid-19 e suas variantes.

O Comando Nacional também cobrou dos bancos a suspensão de visitas a clientes neste momento de alta de casos de infecção. Outras reivindicações como a retomada do teletrabalho em home office, melhorias do atendimento em telemedicina, compromisso com a não-demissão e a volta do controle de acesso às agências bancárias, foram apresentadas.   

O movimento sindical ressaltou o cenário pós retomada do atendimento presencial. Além da aceleração dos casos da Covid e da gripe, trabalhadores relataram uma flexibilização nos protocolos. “Manter os protocolos é importante e imprescindível nesse momento. Não podemos retroceder. As vacinas salvam, mas devemos estar atentos, fiscalizar, cobrar, orientar, para que a saúde de todos seja preservada com muita responsabilidade e respeito ao trabalhador”, destaca Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS. 

 Dentre os protocolos de saúde registrados estão:

  • Sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados;
  • Afastamentos de bancários com casos confirmados e suspeitos até a saída do resultado do teste;
  • Testagem dos bancários;
  • Exigência do passaporte da vacina dos clientes;
  • Distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários;
  • Protocolo unificado;
  • Retomada do teletrabalho em home office;
  • Controle de acesso de clientes;
  • Redução do horário de atendimento para diminuir tempo de exposição;
  • Garantia de álcool-gel nas agências e departamentos;
  • Manutenção de marcação do distanciamento;
  • Suspensão de visitas a clientes, pelo menos neste momento de alta de casos de infecção;
  • Melhorar o atendimento da telemedicina;
  • Compromisso com a não-demissão;
  • Antecipação da vacinação contra a gripe.

Próximas reuniões

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vai reunir os bancos para analisar as demandas apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários e dará a resposta para representação dos trabalhadores. Uma nova reunião para tratar do assunto está prevista para ocorrer na semana que vem.

Além disso, da parte dos trabalhadores, cada comissão específica de trabalhadores deve se reunir e buscar negociação com os respectivos bancos.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados