Sindicatos da base da Federação realizam programação em comemoração ao Dia Nacional do Bancário

26.08.2015

Dia 28 de agosto (próxima sexta-feira) é comemorado o Dia do Bancário, uma data em que os trabalhadores recebem homenagens, comemoram com a família e amigos e também refletem sobre aspectos profissionais e condições de trabalho. Em comemoração a esta data tão especial para a categoria, os sindicatos da base da Federação dos Bancários de […]

Dia 28 de agosto (próxima sexta-feira) é comemorado o Dia do Bancário, uma data em que os trabalhadores recebem homenagens, comemoram com a família e amigos e também refletem sobre aspectos profissionais e condições de trabalho.

Em comemoração a esta data tão especial para a categoria, os sindicatos da base da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS): Campinas, Franca, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília e Subsede Ourinhos, Naviraí (MS), Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Santos, Tupã, Três Lagoas (MS) e Votuporanga realizam programação especial.

Histórico

A data de comemoração do Dia do Bancário surgiu no ano de 1951, a partir de uma grande assembleia da categoria, na qual a recusa por parte dos bancários do Estado de São Paulo a uma contraproposta considerada inaceitável – os bancários reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço e a resposta foi a exclusão dos dois últimos e reajuste de acordo com os índices oficiais do custo de vida – deflagrou greve que durou 69 dias, mesmo sob coação do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), órgão de repressão do governo brasileiro durante as ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e Regime Militar (1964-1985), culminando mais tarde (em 5 de novembro), no reconhecimento da justiça que concedeu aos trabalhadores reajuste 31%, pondo fim à greve.

Confira a programação comemorativa dos sindicatos:

Campinas

Sindicato dos Bancários de Campinas e Região realiza a 9ª Megafesta dos Bancários, no dia 29 (sábado), no Clube dos Bancários (R. Nazaré Paulista, 858 – Jd. das Paineiras), em Campinas.

O evento acontece no período das 12h às 19h. As reservas de convites encerraram na última segunda-feira (24). A 9ª Megafesta será animada por duas bandas: Magnitude Rock e Matheus Jorente (sertanejo). E mais: vários brinquedos.
Ação solidária: O Sindicato solicita aos participantes da 9ª Megafesta a doação de 1 quilo de alimento não perecível, a ser entregue na portaria.

Franca

Para comemorar o Dia do Bancário, o Sindicato promoverá no dia 29 de agosto o já tradicional Boi no Rolete do Bancário.
A festa acontecerá nas dependências da Sede Campestre, das 12h às 17h30. A animação do evento ficará por conta do cantor Celso & Banda e do grupo de pagode Amigos.com. Os bancários ganharão também uma caneca alusiva ao evento.

Guaratinguetá

O Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região realiza seu Baile Comemorativo do Dia Nacional dos Bancários na sexta-feira (28), a partir das 23h, no Clube de Campo dos Bancários (Estr. Municipal Plínio Galvão César, Km 5 – Bairro da Capituba). A animação ficará por conta de Mauro Romã e Banda. A retirada de convites encerra nesta terça-feira (26), às 17h.

Naviraí (MS)

O Sindicato dos Bancários de Naviraí e Região realiza Jantar Itinerante Comemorativo ao Dia do Bancário. Na última sexta-feira (21), a comemoração foi em Ivinhema e contou com a presença dos bancários cidade e também de Angélica. De acordo com o presidente do sindicato e vice-presidente da FEEB-SP/MS, Moacir Januário Fogaça, além da homenagem aos trabalhadores bancários, o momento também propiciou reflexões sobre a Campanha Salarial 2015. No sábado (29), haverá um jantar dançante em Nova Andradina. Naviraí e Mundo Novo também receberão jantares em homenagem ao Dia do Bancário nos próximos dias, porém, a data ainda está sendo definida.

Piracicaba

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região promove nesta terça-feira (26), Reunião Solene na Câmara Municipal de Piracicaba em homenagem ao Dia Nacional do Bancário. A solenidade é uma iniciativa do presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, vereador José Antônio Fernandes Paiva.
Na ocasião também serão anunciados os nomes do Bancário e Bancária Padrão 2015, eleitos pelos bancários da base do sindicato e também pelo voto popular. Concorrem sete homens e sete mulheres, cada dupla representando um banco (BB, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander). O evento acontece no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara dos Vereadores da cidade (Rua Alferes José Caetano, 834, Centro), às 19h30.

Ribeirão Preto

O Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região realizará confraternização em comemoração ao Dia Nacional do Bancário na sexta-feira (28), a partir das 18h, na sede do Sindicato (R. Prudente de Morais, 1214, Centro), com homenagem ao associado (homem e mulher) mais antigos do sindicato. No domingo (30), acontece o Passeio Ciclístico do Bancário 2015, com concentração no Parque Curupira às 09h.

Santos

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região realizam a 18ª edição da Festa do Chope para comemorar o Dia do Bancário. A Festa acontece na sexta-feira (28), a partir das 22h, no Ilha Porchat Clube (Alameda Paulo Gonçalves, 61 – São Vicente). Os convites estão à venda e dão direito à chope Heineken à vontade. Também serão servidos refrigerante e água.
na sede do Sindicato, que fica na Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada, Santos. O telefone é (13) 3202-1670. O som da noite voltará a ficar por conta das bandas Digo e Vibephonicos (samba-rock, soul e MPB) e Back Jack (clássicos do rock), além da animação do DJ Juba Garcia. Vai ter música para todos os gostos.

Os sindicatos de Três Lagoas e Tupã realizam festa de comemoração nesta sexta-feira (28). Presidente Venceslau realizará distribuição de brindes; Lins, Marília e Ourinhos e Jaú realizam suas confraternizações no sábado, 29; O sindicato de Votuporanga realizou quatro festas ao longo do mês de agosto em comemoração ao dia nacional dos trabalhadores da categoria.

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados