
Se aprovado, a previsão é de que uma nova greve aconteça no próximo dia 10/02
A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), definiu hoje (03), em reunião por videoconferência com seus 23 sindicatos filiados, a participação nas assembleias programadas para a próxima semana, que deverá votar estado de greve e paralisação de 24h do Banco do Brasil. De acordo com a Feeb, a orientação é para que os sindicatos realizem suas assembleias na próxima sexta-feira (05), cabendo a cada um definir o modo, se presencial ou online, pela internet.
A mobilização faz parte do calendário de lutas aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, contra a reestruturação do Banco do Brasil, que prevê fechamento das agências e demissão de cerca de 5 mil funcionários. "São medidas essenciais para protestar contra uma decisão que, se cumprida, prejudicará milhares de famílias de todo o país. Em um período de crise no qual os trabalhadores passam, lidar com a tensão e o medo de perderem suas remunerações é ainda mais drástico", explica Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.
Assembleias
As assembleias acontecerão das 08h às 23h59, de forma virtual ou presencial, de acordo com decisão de cada sindicato. Na ocasião, será votado o estado de greve e paralisação de 24h prevista para o próximo dia 10/02.
A orientação é para que todos os funcionários procurem seus sindicatos e participem.
"É hora da categoria se mostrar mais uma vez unida, em prol da maioria e em defesa do Banco do Brasil como banco público", defende Boava.
Feeb na luta
Desde o anúncio da reestruturação do Banco do Brasil, a Feeb SP/MS tem participado ativamente do calendário de lutas e mobilizado sindicatos dos dois estados representantes, a aderirem aos protestos em sinal de reprovação às decisões do banco.
Até o momento, bancários e sindicatos filiados à Feeb participaram dos seguintes movimentos:
15/01 – Protesto e mobilizações contra a reestruturação
19/01 – Participação na definição do calendário de lutas
21/01 – Tuitaço e mobilização nas unidades
Medidas judiciais
A assessoria jurídica da Feeb ingressará com ações judiciais contra as perdas salariais daqueles que foram afetados pela reestruturação e pela remoção dos postos efetivos. O pacote de ações prevê, ainda, medidas de defesa do Plano de Saúde de funcionários incluídos no BNC ou Economus.
Notícias Relacionadas
Eleição Caref BB: Kelly Quirino recebe mais de 60% dos votos
Resultado ainda é preliminar, os números finais serão divulgados no dia 8 de fevereiro pela Comissão Eleitoral Kelly Quirino recebeu 60,70% dos votos para Caref BB no primeiro turno para o cargo que representará os funcionários no Conselho de Administração (CA) do Banco do Brasil, nos próximos dois anos. Com mais da metade dos votos, […]
Leia maisO pioneirismo na luta pela previdência do trabalhador
Acompanhamos nesta semana a repercussão do Centenário da Previdência Social, completado no dia 24 de janeiro, mesmo dia em que é celebrado o Dia Nacional do aposentado. É fato que a criação da Lei Eloy Chaves, em 1923, foi imprescindível para o estabelecimento das bases do Sistema Previdenciário Brasileiro e o surgimento das Caixas de […]
Leia mais24 de janeiro de 2023, Centenário da Previdência Social
O dia 24 de janeiro de 2023 marca o centenário da Previdência Social do Brasil, um conjunto de benefícios que teve como base a criação da Lei Eloy Chaves, em 1923. A medida estabeleceu as bases do Sistema Previdenciário Brasileiro ao criar as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP), na época, destinada apenas aos empregados […]
Leia mais