Sindicatos realizam assembleias nesta quinta para aprovar greve a partir do dia 19

11.09.2013

Sindicatos de todo o país realizam assembleias nesta quinta-feira, 12, para rejeitar a proposta apresentada pela Federação dos Bancos (Fenaban) no último dia 5 e decretar greve por tempo indeterminado a partir do dia 19.  A contraproposta dos banqueiros é indecente, pois não contempla as principais reivindicações da categoria sobre saúde, condições de trabalho, segurança, […]

Sindicatos de todo o país realizam assembleias nesta quinta-feira, 12, para rejeitar a proposta apresentada pela Federação dos Bancos (Fenaban) no último dia 5 e decretar greve por tempo indeterminado a partir do dia 19. 

A contraproposta dos banqueiros é indecente, pois não contempla as principais reivindicações da categoria sobre saúde, condições de trabalho, segurança, emprego e remuneração. 

Reajuste 

Os bancários reivindicam reajuste de 11,93% para todas as verbas salarias, no entanto, a Fenaban propôs apenas 6,1%, ou seja, apenas repõe a inflação do período, sem aumento real. 

A categoria exige ainda piso de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese) e vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá correspondente ao salário mínimo nacional.

Condições de trabalho e Segurança 

Os bancários querem melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral. A categoria também reivindica que as instituições financeiras valorizem a vida e invistam na prevenção contra assaltos e sequestros. 

Emprego

Entre as principais reivindicações estão o fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que permite que qualquer atividade seja terceirizada e precariza as condições de trabalho, além da aprovação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.
 

LEIA TAMBÉM 
Fenaban propõe reajuste de 6,1% e bancários devem parar por tempo indeterminado a partir do dia 19
 

Notícias Relacionadas

Diretoria da Feeb SP/MS realiza última reunião do ano em defesa dos direitos dos trabalhadores

Encontro, coordenado por David Zaia, reafirma compromisso com a democracia, redução da jornada sem perda salarial e combate à pejotização A diretoria da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu nesta terça-feira (10), em São Paulo, no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Sob a coordenação […]

Leia mais

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, relembra a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948. Esse documento fundamental reafirma o direito de todos a viver com dignidade, independentemente de nacionalidade, raça, gênero, religião ou condição social. No Brasil, a luta por direitos humanos é diária, especialmente […]

Leia mais

Caixa: Promoção por mérito colocará R$ 360 milhões nos bolsos dos empregados

Com o crédito realizado em janeiro, haverá um acréscimo de três meses de salário com o reajuste, considerando o número de empregados promovidos em 2023, o aumento médio de 2,31% nos salários e o pagamento dos deltas a partir de janeiro de 2025 A partir de janeiro, as empregadas e os empregados da Caixa Econômica […]

Leia mais

Sindicatos filiados