Sindicatos realizam assembleias nesta quinta para aprovar greve a partir do dia 19

11.09.2013

Sindicatos de todo o país realizam assembleias nesta quinta-feira, 12, para rejeitar a proposta apresentada pela Federação dos Bancos (Fenaban) no último dia 5 e decretar greve por tempo indeterminado a partir do dia 19.  A contraproposta dos banqueiros é indecente, pois não contempla as principais reivindicações da categoria sobre saúde, condições de trabalho, segurança, […]

Sindicatos de todo o país realizam assembleias nesta quinta-feira, 12, para rejeitar a proposta apresentada pela Federação dos Bancos (Fenaban) no último dia 5 e decretar greve por tempo indeterminado a partir do dia 19. 

A contraproposta dos banqueiros é indecente, pois não contempla as principais reivindicações da categoria sobre saúde, condições de trabalho, segurança, emprego e remuneração. 

Reajuste 

Os bancários reivindicam reajuste de 11,93% para todas as verbas salarias, no entanto, a Fenaban propôs apenas 6,1%, ou seja, apenas repõe a inflação do período, sem aumento real. 

A categoria exige ainda piso de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese) e vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá correspondente ao salário mínimo nacional.

Condições de trabalho e Segurança 

Os bancários querem melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral. A categoria também reivindica que as instituições financeiras valorizem a vida e invistam na prevenção contra assaltos e sequestros. 

Emprego

Entre as principais reivindicações estão o fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que permite que qualquer atividade seja terceirizada e precariza as condições de trabalho, além da aprovação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.
 

LEIA TAMBÉM 
Fenaban propõe reajuste de 6,1% e bancários devem parar por tempo indeterminado a partir do dia 19
 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados