Sindicatos realizam plenárias para debater novo plano de funções comissionadas do BB

30.01.2013

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) realizou nesta quarta-feira, 30, reunião com os dirigentes dos sindicatos filiados, funcionários do Banco do Brasil, para esclarecer dúvidas sobre o novo Plano de Comissões com jornada de 6 horas. Implantado no dia 28, sem negociação prévia com a representação sindical, o […]

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) realizou nesta quarta-feira, 30, reunião com os dirigentes dos sindicatos filiados, funcionários do Banco do Brasil, para esclarecer dúvidas sobre o novo Plano de Comissões com jornada de 6 horas.

Implantado no dia 28, sem negociação prévia com a representação sindical, o novo plano prejudica os bancários e reduz salários das funções comissionadas de 6h – funcionários que estavam em jornada de 8h e que passarem para 6h terão redução salarial de 16,25% de sua remuneração total.

O secretário-geral da Feeb-SP/MS e representante da entidade na Comissão de Empresa (CE BB), Jeferson Boava, esclarece que desde o término da Campanha de 2012 que o movimento sindical reivindica a abertura de um processo de negociação com o banco, porém o BB insiste que ‘gestão’ não se negocia. “O banco montou esse plano que, claramente, prejudica os bancários, sem qualquer participação dos sindicatos, e agora está impondo a adesão. É uma atitude absurda. Por isso, estamos orientando que todos os sindicatos reúnam os funcionários do BB de sua base, para esclarecer dúvidas e, sobretudo, decidir, com a participação de todos, o que fazer”, afirma Jeferson.

Sobre o plano

> O plano está dividido em dois tipos de Funções: Funções de Confiança (FC), jornada de 8h/dia; Funções Gratificadas (FG), jornada de 6h/dia.

> Quem ocupa Função de Confiança (FC) tem de fazer o termo de opção em até 6 dias, a contar da implantação do plano – o prazo termina na segunda-feira (4/2), porém os funcionários devem consultar o seu gerente para saber se têm de fazer a opção, já que a regra não vale para todos os cargos.

>Quem ocupa comissão que seja público-alvo de Função Gratificada (FG) de jornada de 6h, pode fazer a opção a qualquer momento.

Orientação

A Feeb-SP/MS reforça que os funcionários devem aguardar as orientações de seus sindicatos. “As plenárias que serão realizadas pelos sindicatos são importantes, pois o trabalhador poderá dar a sua opinião sobre o plano, além, claro, de tirar dúvidas. Portanto, sugerimos que quem é FC e que tem prazo até segunda, aguarde até essa data. Os demais funcionários, que podem aderir ao plano a qualquer momento, tenham calma, estudem bem quais serão as implicações em sua vida, e não tenham pressa em assinar o termo”, diz Aparecido Roveroni, diretor da Feeb-SP/MS.

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados