Superintendente do Economus esclarece características do NOVO FEAS, em Sorocaba

04.09.2013

Em reunião realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Sorocaba nesta terça-feira, dia 3, o superintendente do Economus Sérgio Iunes esclareceu as dúvidas dos mais 80 participantes oriundos do BNC sobre o NOVO FEAS; plano destinado aos assistidos e pensionistas da previdência complementar do Instituto, pertencente aos grupos B e C, que estejam vinculados […]

Em reunião realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Sorocaba nesta terça-feira, dia 3, o superintendente do Economus Sérgio Iunes esclareceu as dúvidas dos mais 80 participantes oriundos do BNC sobre o NOVO FEAS; plano destinado aos assistidos e pensionistas da previdência complementar do Instituto, pertencente aos grupos B e C, que estejam vinculados a algum plano de saúde e aos futuros aposentados.

“O objetivo do encontro foi levar mais informações aos beneficiários, antes do fim do prazo para adesão, que termina em 13 de setembro, para que se sintam seguros ao tomar a decisão”, afirma o presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Davi Zaia.

Ao ser questionado pelos participantes se haveria prorrogação desse prazo, Iunes afirmou que não.

Custeio

Um dos questionamentos na reunião foi em relação ao custeio, o qual será de 4,73% sobre benefícios totais de aposentadoria, com piso de R$ 150,00, abrangendo o titular e seus dependentes diretos. Houve críticas de que o baixo custo do plano é uma ameaça ao NOVO FEAS, no entanto, o superintendente afirmou que o cálculo atuarial foi realizado por uma empresa renomada no mercado, enfatizando que o Feas – Fundo Economus de Assistência Social, destinado ao custeio de assistência médica complementar aos aposentados dos grupos “B” e “C”, tem 500 milhões de reserva.

Público

Sérgio Iunes esclareceu que o plano destina-se ao titular e seus dependentes diretos, demais familiares tem como opção o PLUS Faixa Etária.

Outras demandas

Credenciamento – os bancários reclamaram dos problemas de credenciamento e Sérgio Iunes garantiu que estão revendo isso e que a partir de novembro o Economus deve permitir, por meio de seu site, que os beneficiários sugiram médicos a serem credenciados.

Atendimento – o superintendente assumiu que o atendimento hoje é muito defasado e que estão trabalhando para melhorar e tornar o serviço mais funcional e ágil.

Aos que aderirem ao Novo Feas, as ‘carteirinhas’ deverão ser entregues em 1º de outubro, com cobertura médica hospitalar semelhante ao Plano PLUS e rede de prestadores idêntica.

Clique aqui para acessar o regulamento.

Em caso de dúvidas, pensionistas e assistidos devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Instituto por meio do 0800 0147000, opção 3. Atendimento exclusivo de segunda a sexta, das 11h00 às 15h00.

Calendário de reuniões no interior de SP

Em reunião na sede da Feeb SP/MS em 31 de julho, entre o Economus e dirigentes sindicais do BB, a Federação solicitou que o Instituto realizasse reuniões nas cidades do interior para debater o NOVO Feas. Mediante solicitação dos sindicatos, foram definidos os locais e datas.

Já aconteceram encontros em Santos (dia 26), Campinas (27) e Sorocaba (3/9). Nesta quarta-feira, tem reunião em Piracicaba, amanhã em Rio Claro e no próximo dia 10 em São José dos Campos. Todas às 19h, na sede das entidades.

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados